Cinco equipas lutam por três lugares: as contas da permanência

8 mai 2018, 09:50
Dança das cadeiras

Curiosamente há apenas três cadeiras para ficar na Liga, mas quatro equipas só dependem de si para agarrarem uma delas. O Moreirense, claro, parte numa posição muito favorável em relação aos restantes.

Cinco equipas ainda estão nesta altura na luta pela permanência, podendo todas elas descer de divisão. No entanto, há quatro delas que só dependem de si: ao Moreirense basta empatar ou vencer na Luz, Feirense, P. Ferreira e Estoril sabem que uma vitória garante a permanência.

Ora por isso a única que pode ganhar e descer de divisão é o V. Setúbal, que é nesta fase a única que não depende de si: embora pareça improvável que no caso de vencer venha a descer.

O Estoril, por outro lado, é um caso paradigmático: se vencer, assegura a manutenção na Liga. Se não vencer, desde de divisão. Para a equipa de Ivo Vieira é mesmo vencer ou vencer, não há milagres de conjugação de resultados que lhe permitam sonhar se não ganhar na Feira.

Refira-se, por fim, que o Moreirense surge nestas contas muito beneficiado: mesmo que perca na Luz, basta o V. Setúbal ou o P. Ferreira não ganhem (um deles, apenas, na receção ao Tondela ou na deslocação a Portimão) para também garantir a permanência.

Classificação:

14.º Moreirense, 32 pontos
15.º Feirense, 30 pontos
16.º P. Ferreira, 30 pontos
17.º Estoril, 29 pontos
18.º V. Setúbal, 29 pontos

Cenários dos clubes um a um:

Benfica-MOREIRENSE

A formação de Moreira de Cónegos soma 32 pontos, mais três pontos do que as duas equipas abaixo da linha de água. Por isso, entra em campo frente ao Benfica a saber que só depende de si: pontuar no Estádio da Luz garante-lhe desde logo a manutenção. Mas pode nem ser necessário. Se perder na Luz, aliás, há vários cenários que ainda o beneficiam: basta, por exemplo, que o Estoril pontue em Santa Maria da Feira (empate ou vitória) ou que o V. Setúbal não vença o Tondela.

Cenário 1: vencer ou empatar no Estádio da Luz.

Cenário 2: perder na Luz e esperar que V. Setúbal não vença em casa o Tondela.

Cenário 3: perder na Luz e esperar que P. Ferreira não ganhe em Portimão.

Cenário 4: perder na Luz e esperar que Estoril ganhe ou empate em Santa Maria da Feira.

FEIRENSE-Estoril

O Feirense tem 30 pontos, mais dois do que as duas equipas abaixo da linha de água. Por isso também só depende de si: uma vitória em casa sobre o lanterna vermelha Estoril garante-lhe de imediato a permanência. Mas pode nem ser necessário vencer. Um empate também lhe serve, desde que P. Ferreira não ganhe. E até a derrota pode chegar, desde que o P. Ferreira também perca e o V. Setúbal não vença em casa o Tondela.

Cenário 1: vencer o Estoril

Cenário 2: empatar com o Estoril e esperar que o P. Ferreira não vença em Portimão

Cenário 3: empatar com Estoril e esperar que o V. Setúbal não vença em casa o Tondela

Cenário 4: perder em casa com o Estoril e esperar que o P. Ferreira perca em Portimão e o V. Setúbal não vença em casa o Tondela.

Portimonense-P. FERREIRA

O P. Ferreira está numa situação semelhante ao Feirense: tem 30 pontos, mais dois do que as duas equipas abaixo da linha de água. Mas tem menos cenários favoráveis do que a formação da Feira porque perde no confronto direto. De qualquer forma, só depende dele. Uma vitória em Portimão garante-lhe desde logo a permanência, um empate também pode servir desde que o V. Setúbal não vença em casa o Tondela. Até a derrota pode chegar, se Estoril e V. Setúbal perderem.

Cenário 1: vencer em Portimão

Cenário 2: empatar em Portimão e esperar que V. Setúbal não vença em casa o Tondela.

Cenário 3: perder em Portimão e esperar que V. Setúbal perca em casa com o Tondela e que o Estoril não vença na Feira.

Cenário 4: perder em Portimão e esperar que V. Setúbal empate em casa com o Tondela e o Estoril empate na Feira.

Feirense-ESTORIL

O Estoril é um caso estranho. Se vencer, garante de imediato a permanência. Se não ganhar, desce de divisão, não há qualquer conjugação de resultados que lhe sirva. Isto porque com um triunfo na Feira ultrapassa o Feirense e nunca será ultrapassado pelo V. Setúbal: a formação sadina perde no confronto direto e perde num campeonato a três com Estoril e Moreirense. No entanto, se empatar, o Estoril perde no confronto direto com P. Ferreira e, portanto, será sempre um dos dois últimos.

Cenário 1: vencer o Feirense em Santa Maria da Feira

V. SETÚBAL-Tondela

O V. Setúbal é a única equipa que não depende de si própria para ficar na Liga: pode ganhar e mesmo assim descer de divisão.  Mas, por outro lado, pode não vencer e ficar: neste caso se empatar com o Tondela, o P. Ferreira perder em Portimão e o Feirense vencer o Estoril. Com esta conjugação de resultados, Estoril ficaria em último, com 29 pontos, V. Setúbal e P. Ferreira acabariam ambos com 30 pontos, sendo que o V. Setúbal ganha no confronto direto com pacenses.

Cenário 1: vencer em casa o Tondela e esperar que P. Ferreira empate ou perca em Portimão.

Cenário 2: vencer em casa o Tondela e esperar que o Feirense-Estoril acabe empatado.

Cenário 3: empatar em casa com o Tondela e esperar que o P. Ferreira perca em Portimão e o Feirense vença em casa o Estoril.

Patrocinados