Doping: Federação em risco de perder estatuto de utilidade pública

27 mar 2002, 18:14

Instituto Nacional de Desporto já enviou um despacho para o governo O resultado do inquérito promovido pelo IND apontam para a suspensão do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva da FPF. Gilberto Madaíl vai reagir às 20 horas.

A Federação Portuguesa de Futebol está em risco de perder o estatuto de Utilidade Pública. Os resultados do inquérito promovido pelo Institituto Nacional de Desporto (IND), a pedido do Conselho Nacional Anti-Dopagem (CNAD), apontam nesse sentido. Manuel Brito, presidente do IND, já enviou um despacho para o ministro cessante do Desporto, José Lello, com as conclusões da Comissão de Inquérito e uma proposta para a suspensão do estatuto de Utilidade Pública à FPF.

A decisão de recomendar a perda de estatuto de utilidade pública foi tomada esta quarta-feira, numa reunião entre IND, COP (Comité Olímpico de Portugal) e Confederação de Desporto. A suspensão do estatuto de Utilidade Pública Desportiva implicaria a retirada de todos os apoios financeiros do Estado. «Face aos erros e omissões no processo de doping, existe neste momento uma quebra de confiança no relacionamento do Estado com a Federação Portuguesa de Futebol», explicou ao Maisfutebol o presidente do IND.

Apesar desta recomendação, o presidente do IND defende que «há condições» para a suspensão do estatuto de Utilidade Pública. O ministro José Lello vai agora, nos próximos dias, reunir-se com Gilberto Madaíl para analisar a questão e é provável que deixe a decisão final para o seu sucessor, que ainda não foi designado.

Manuel Brito também já tem uma reunião marcada com Gilberto Madaíl para o próximo dia 4 de Maio para analisar uma série de «soluções possíveis» para que as duas partes cheguem a um acordo consensual.

Entretanto, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol marcou uma conferência de imprensa para o final da tarde, para as 20 horas, na qual deverá reagir aos resultados da comissão de Inquériro do IND.

Assuntos relacionados:

Patrocinados