Licor Beirão: uma viagem pela história, inovação e tradição

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28 dez 2023, 14:59
Licor Beirão

Damos-lhe as boas-vindas ao universo encantador do “Marcas com História”, o programa da CNN Portugal que revela os bastidores das marcas que são icónicas para várias gerações. Neste episódio, deixe-se embarcar numa fascinante viagem pelas histórias entrelaçadas da pitoresca região da Lousã, da distinta Família Redondo e do elixir centenário que a família criou e que é hoje em dia um produto e acima de tudo uma marca que representa Portugal no mundo: o Licor Beirão, que já transcende fronteiras e o tempo.

O primeiro marketeer português

No epicentro desta história singular encontra-se um visionário, um verdadeiro génio publicitário que viveu à frente do seu tempo: José Carranca Redondo.  Foi quem não apenas criou um licor como moldou a sua imagem de uma forma tão única que ultrapassou as fronteiras nacionais. O Licor Beirão não é apenas uma bebida espirituosa; é uma experiência sensorial, uma celebração da tradição e da inovação que desafia as convenções. É o filho do fundador deste licor único, José Redondo, administrador da Licor Beirão, quem explica o raciocínio do fundador da marca: “Ele dizia: a galinha quando põe um ovo, cacareja. Faz logo publicidade daquilo que fez. Dizia que podemos ter um bom produto, mas se não o soubermos publicitar não vendemos. O meu pai foi, nesse aspeto, um verdadeiro génio”. José Carranca Ribeiro sabia que tinha o melhor produto do mundo, mas que era preciso agir, saber vendê-lo e levá-lo até ao público. Foi empreendedor no mundo da publicidade e isso valeu-lhe o título de primeiro marketer português. Criou e aplicou a primeira grande campanha publicitária nacional: com um balde de cola na mão. Colava cartazes com frases apelativas de promoção do Licor Beirão. Onde? Em locais que lhe pareciam os mais indicados para promover o seu produto. Além disso, empreendeu uma verdadeira campanha porta-a-porta na qual apresentava o Beirão a potenciais clientes. E, aos poucos, aquele que começou por ser um líquido medicinal passou a ser “O Licor de Portugal”, assim conhecido não só no  território nacional como além-fronteiras. 

Um segredo guardado a sete chaves

No coração da marca reside um segredo bem guardado: a receita original. Este mistério, transmitido de geração em geração, é a essência da autenticidade que eleva o Licor Beirão a um estatuto único no mundo das bebidas espirituosas. A receita está entregue a dois elementos da família Redondo e bem guardada para que não seja revelada. É, efetivamente, a alma deste negócio que espoleta prazeres pelos palatos de todo o mundo. Saborear um cálice de Beirão eleva os sentidos mais apurados pela alfazema, eucalipto, menta, funcho e cardamomo; alguns dos ingredientes que José Redondo, mestre destilador do Licor Beirão, um dos guardiões deste segredo tão bem guardado escolhe meticulosamente e pesa para produzir este elixir que eleva os prazeres maiores. “Verifico se estão todas as plantas que quero e como é que estão. Se, realmente, a qualidade é aquela que pretendo ou não; normalmente provo ligeiramente para ver se está tudo em condições” e só após este processo cuidadoso e atento é que os entrega aos funcionários que vão passar à fase da produção.

Elixir único

Cada garrafa é mais do que um produto; é a materialização de séculos de tradição e dedicação, onde até o laço é cuidadosamente colocado manualmente, preservando o toque humano num mundo impulsionado pela automatização. “Somos cerca de 120 pessoas. Sentimo-nos 100% lousanenses e é um orgulho sê-lo. Temos uma relação muito emocional com a marca. Crescemos aqui na quinta, brincámos na fábrica, no meio das pessoas que trabalham connosco. Há pessoas que trabalham aqui há mais anos do que eu tenho de vida” afirma com orgulho Daniel Redondo, Diretor Geral da Licor Beirão. 
 

Última palavra é do consumidor

A fábrica do Licor Beirão, um enclave onde o progresso abraça o artesanato, é o epicentro onde a magia acontece. Cada detalhe é meticulosamente planeado e estudado, cada etapa é executada com precisão e cada garrafa é uma obra-prima que conta uma história. Todavia, como reforça Ricardo Redondo, Diretor de Produção e Financeiro da Licor Beirão, o mais importante é manter a marca viva e para que isso aconteça na sua plenitude e de forma ideal é fundamental “ouvir continuamente o consumidor, perceber o que ele quer. Nós é que temos que nos adaptar ao consumidor e esse é um trabalho contínuo”. 

Em prol da comunidade

Originariamente comercializado como um remédio numa pequena farmácia, o Licor Beirão transformou-se numa presença marcante nos lares e nos corações dos consumidores. A sua história não é apenas uma transformação comercial; é a metamorfose de um produto outrora medicinal para um ícone de prazer e convívio. Seja num cocktail como aperitivo ou para finalizar uma refeição, a verdade é que este Licor icónico é mais do que uma bebida é um prazer que apura palatos e une amigos e família.
Porém, o Licor Beirão é mais do que a sua destilaria. É a personificação do compromisso social, expresso através do apoio ao rugby e de iniciativas de responsabilidade social. Uma marca que não apenas prospera nos negócios, mas também contribui positivamente para a comunidade que a viu nascer.

Ao explorar as origens e todos os pormenores do Licor Beirão, o "Marcas com História" apresenta-lhe não só o que está por trás da produção deste licor único como também desvenda o património cultural e humano que se entrelaça com cada gota. Afinal, o Licor Beirão é mais do que uma marca; é uma herança, uma história viva que continua a ser escrita pelas mãos dedicadas da família Redondo.


 

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