"Cabe-vos fazer acontecer o futuro, com a vossa voz, as vossas mãos e talentos, o vosso querer”

Agência Lusa , PP
12 ago 2023, 09:23
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa (Tiago Petinga/Lusa)

No Dia Internacional da Juventude Marcelo destaca “papel transformador e mobilizador dos jovens" e António Costa promete apoio

O Presidente da República assinalou este sábado o Dia Internacional da Juventude destacando “o papel transformador e mobilizador dos jovens” em Portugal e afirmando partilhar com eles a preocupação com temáticas como as alterações climáticas ou uma sociedade mais inclusiva.

“Assinalo hoje, neste Dia Internacional da Juventude, o papel transformador e mobilizador das e dos jovens no nosso país. Cabe-vos fazer acontecer o futuro, com a vossa voz, as vossas mãos e talentos, o vosso querer”, lê-se numa mensagem divulgada no portal oficial na Internet.

Nesta mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa diz partilhar com os jovens os “anseios por uma sociedade mais inclusiva, promotora de igualdade, onde todos possam ter um melhor amanhã, sem discriminações de qualquer tipo, por mais e melhores oportunidades de emancipação na educação, na habitação, na formação académica e profissional e no emprego”.

O Presidente da República aborda também “o combate às alterações climáticas, a promoção da sustentabilidade e a necessidade de criar mecanismos de participação e representação efetiva nos diferentes contextos locais, nacionais e internacionais”.

“Reconhecendo uma geração aberta e inovadora, mais culta e cosmopolita, capaz e resiliente, interessada em fazer da nossa sociedade um lugar melhor, dedico-vos, neste Dia Internacional da Juventude, uma mensagem de esperança no futuro, a partir do presente, na certeza que saberão abrir caminhos e soluções que permitam a realização dos vossos sonhos”, lê-se ainda na mensagem.

Costa assinala Dia Internacional da Juventude com promessa de apoio aos jovens

O primeiro-ministro assinalou este sábado o Dia Internacional da Juventude com a promessa de políticas para que os jovens realizem as suas ambições e reiterou a aposta no aumento das qualificações e no apoio à habitação e ao emprego.

"Continuamos a trabalhar para que os jovens possam realizar as suas ambições em Portugal. Apostamos no aumento das qualificações e temos reforçado os apoios à habitação e ao emprego", escreveu António Costa na rede social X (antigo Twitter).

Costa aponta programas como o "Mais Habitação" e o "Porta 65", o investimento em alojamento estudantil, estágios remunerados, incentivos à contratação dos mais qualificados e o IRS Jovem como alguns dos exemplos das políticas do executivo dirigidas à juventude.

"Temos políticas para esta geração a par de uma economia dinâmica e em convergência com a UE. O futuro começa hoje", conclui o líder do executivo.

 

Política

Mais Política

Patrocinados