Atletas russos e bielorrusos autorizados a competir nos Jogos de Paris

8 dez 2023, 15:24
Jogos Olímpicos: anéis olímpicos em Sapporo, Japão (AP/Hiro Komae)

Sob a condição de atletas neutros. Autorização não se aplica a equipas

O Comité Olímpico Internacional (COI) vai permitir que os atletas russos e bielorrussos que se apurem para os Jogos Olímpicos de 2024 possam participar no evento sob a condição de atletas neutros: o seja, sem estarem a representar os respetivos países.

Recorde-se que os atletas destes dois país foram proibidos de marcar presença em diversas competições desportivas internacionais devido à invasão da Rússia à Ucrânia, que contou com o apoio logístico da Bielorrússia.

Os comités olímpicos nacionais russo e bielorusso pediram recentemente que os seus atletas pudessem participar nos Jogos de Paris no próximo ano, tendo nesta sexta-feira recebido luz verde.

Essa autorização contempla atletas e não equipas e o Comité Olímpico Internacional informou também que atletas que apoiaram publicamente a invasão russa à Ucrânia ou que fizeram parte de contingentes militares serão impedidos de competir.

Os atletas neutros não poderem usar bandeira ou quaisquer outras cores que os identifiquem com a Rússia e a Bielorrússia. O hinos nacionais destes países também não serão escutados caso subam ao lugar mais alto do pódio.

Mais Lidas

Patrocinados