Biden questionado sobre documentos confidenciais encontrados em locais privados

Agência Lusa , PF
10 out 2023, 07:36
Joe Biden (AP Photo/Susan Walsh)

O interrogatório, descrito como voluntário, decorreu no domingo e na segunda-feira, o que indica que Joe Biden “e a Casa Branca estão a cooperar” com a investigação, liderada pelo procurador especial Robert Hur

O presidente dos EUA foi questionado no âmbito da investigação sobre uma série de documentos oficiais confidenciais encontrados num antigo escritório, bem como numa casa de família, disse a Casa Branca.

O interrogatório, descrito como voluntário, decorreu no domingo e na segunda-feira, o que indica que Joe Biden “e a Casa Branca estão a cooperar” com a investigação, liderada pelo procurador especial Robert Hur, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira.

Na mesma nota, o porta-voz Ian Sams garantiu que, "conforme apropriado", a presidência forneceu publicamente "atualizações relevantes, sendo tão transparentes quanto possível e consistentes com a proteção e preservação da integridade da investigação”.

No final de 2022, uma série de documentos confidenciais, cujo número exato e conteúdo permanecem desconhecidos, foram encontrados na casa de Joe Biden, no Delaware, no leste dos Estados Unidos, e no antigo escritório, em Washington.

Os documentos remontam ao período em que Biden foi vice-presidente (2009-2017) e às três décadas que o democrata passou no Senado, a câmara alta do parlamento norte-americano, durante as quais esteve fortemente envolvido na política externa do país.

A descoberta dos documentos causou embaraço à Casa Branca, uma vez que surgiu pouco depois do caso dos mais de 100 documentos confidenciais encontrados pelo FBI na mansão do ex-presidente Donald Trump (2017-2021), em Mar-a-Lago (Florida).

A lei dos Estados Unidos exige aos presidentes e vice-presidentes a devolução de todos os documentos oficiais, comunicações e outras notas para o Arquivo Nacional norte-americano.

A Casa Branca e Biden têm sublinhado total disposição para colaborar nas investigações e tentaram distanciar-se do caso de Trump. O atual presidente garantiu que desconhecia ter aqueles documentos.

A 12 de janeiro, o secretário da Justiça, Merrick Garland, avançou com a nomeação do conservador Robert Hur como procurador especial para analisar os papéis classificados como secretos e encontrados em locais privados, incluindo na casa do ex-vice-presidente Mike Pence.

O caso de Pence é muito diferente do de Trump, já que o ex-vice-presidente solicitou uma revisão dos documentos guardados na sua casa, logo que foram descobertos outros documentos no seu antigo escritório.

O Departamento de Justiça está também a tentar determinar se Trump, ou alguém da sua equipa, obstruiu criminalmente a investigação ao recusar entregar os documentos.

A situação obrigou o Arquivo Nacional dos Estados Unidos a pedir a todos os antigos presidentes e vice-presidentes do país para rever os seus registos pessoais a fim de determinar se têm documentos confidenciais.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados