Japão diz que radioatividade da descarga nuclear está dentro dos parâmetros

Agência Lusa , AM
25 ago 2023, 09:42
Fukushima (AP)

Descarga vai-se prolongar durante várias décadas mas que está a gerar fortes protestos no Japão e nos países da região, nomeadamente na República Popular da China e nas Filipinas

As primeiras análises ao nível de radioatividade da água da central nuclear japonesa de Fukushima, depois da primeira descarga no mar foram conclusivas e estão dentro dos parâmetros, anunciou a operadora que efetuou os testes.

O nível de radioatividade nas amostras recolhidas estava de acordo com as previsões e abaixo do limite máximo fixado em 1.500 becquerels/litro (Bq/L), informou um porta-voz da operadora que gere a central nuclear, TEPCO.

A norma japonesa para este tipo de derrame, inspirada na norma internacional, é de 60.000 Bq/L.

O becquerel é a unidade de medida da radioatividade adotada internacionalmente em 1975 na 15.ª Conferência de Pesos e Medidas.

A designação da unidade (Bq) tem como base o nome do físico Antoine Henri Becquerel, vencedor do Prémio Nobel de Física em 1903, juntamente com Pierre e Marie Curie, pelos estudos sobre a radioatividade. 

O Japão iniciou na quinta-feira a descarga no Oceano Pacífico da água proveniente da central nuclear de Fukushima, "após tratamentos" que segundo as autoridades retiraram a "maior parte dos resíduos radioativos". 

Trata-se de um processo que se vai prolongar durante várias décadas mas que está a gerar fortes protestos no Japão e nos países da região, nomeadamente na República Popular da China e nas Filipinas. 

A Tokyo Electric Power (TEPCO), a operadora da central nuclear decidiu iniciar as descargas depois de ter comunicado que a concentração de resíduos radioativos se encontravam "dentro dos parâmetros estipulados".

De acordo com a mesma entidade a depuração da água da central foi submetida a um tratamento através de um circuito ALPS (Sistema Avançado de Processamento de Líquidos). 

A primeira descarga ocorre 12 anos após o grave acidente que atingiu a central nuclear japonesa, na sequência de um terramoto e de um tsunami, na zona de Fukushima.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados