Irão: foi "um sucesso". Israel: "destruímos 99% dos mísseis e drones". Pergunta: o que é o Irão atingiu mesmo?

14 abr, 10:20
Iraniano festeja ataque contra Israel nas ruas de Teerão (AP Photo/Vahid Salemi)

Foram lançados 170 drones, 30 mísseis cruzeiro e 120 mísseis balísticos contra Israel

O Irão tinha prometido vingança contra o ataque israelita que atingiu um anexo do seu consulado em Damasco, no dia 1 de abril. A resposta chegou na forma de um ataque sem precedentes, com mais de 300 projéteis a voarem diretamente contra o território israelita, algo que Teerão nunca tinha feito. Israel garante ter abatido 99% dos projéteis, mas o Irão diz que "alcançou todos os seus objetivos". O que é que isso significa?

Segundo o chefe das Forças Armadas iranianas, a vaga de drones, mísseis balísticos e de cruzeiro atingiu “um centro de inteligência” que forneceu “informações necessárias” para que Israel atingisse com sucesso o consulado iraniano no Líbano. No entanto, as fontes iranianas não apresentaram qualquer prova de que este alvo tenha sido atingido e Israel não confirma que qualquer instalação dos serviços secretos israelitas tenha sido atingida.

O mesmo não se pode dizer da base aérea de Novatim, no sul de Israel. Esta base, de onde operam os caças F-35 israelitas, foi sido atingida por vários mísseis balísticos iranianos. De acordo com a Al Jazeera, pelo menos 15 mísseis atingiram a instalação militar. “Estes dois centros foram consideravelmente danificados e colocados fora de serviço”, afirmou Mohammad Bagheri, na televisão iraniana.

O porta-voz das forças armadas israelitas, o contra-almirante Daniel Hagari, confirmou que a base de Novatim foi, de facto, atingida pelo ataque iraniano, mas sofreu apenas danos ligeiros. No entanto, Hagaria garante que, apesar dos ataques, a base continua operacional e os aviões israelitas continuam a aterrar e a descolar.

Telavive e Washington afirmam que a operação a que o Irão chama “Honest Promise” (promessa honesta, em português) lançou 170 drones, 30 mísseis cruzeiro e 120 mísseis balísticos contra Israel. O exército israelita garante que “99%” destes projéteis foram intercetados e apenas um número reduzido conseguiu atravessar as defesas de Israel e dos seus aliados. O Irão, por sua vez, garante que nenhum centro urbano ou económico foi alvo de ataques. No entanto, há vítimas.

Uma criança de sete anos do sexo feminino ficou gravemente ferida numa localidade beduína, no sul de Israel, após ser atingida por estilhaços de um ataque de míssil. De acordo com o porta-voz do centro médico de Soroka, citado pelo jornal israelita Hareetz, oito pessoas sofreram ferimentos ligeiros no mesmo ataque, quando se deslocavam para um abrigo antibomba.

O serviço israelita de emergência médica Magen David Adom já tinha dado conta de um outro ferido grave, uma criança  de 10 anos do sexo masculino atingida por estilhaços depois de a defesa antiaérea ter intercetado um drone lançado pelo Irão, perto da cidade israelita de Arad, também no sul de Israel.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados