IPMA eleva para laranja aviso relativo a chuva forte em sete ilhas dos Açores

Agência Lusa , IS
4 out 2023, 15:23
Mau tempo em Portugal (Associated Press)

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de três e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado"

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para laranja os avisos emitidos na terça-feira para os grupos Ocidental e Central dos Açores e colocou em amarelo o grupo Oriental, devido à previsão de chuva forte.

“A passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, com atividade moderada a forte, provocará um agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago”, adiantou esta quarta-feira o IPMA em comunicado.

Neste contexto, “prevê-se precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoada, a partir de amanhã (05 de outubro) nas ilhas dos grupos Ocidental e Central e a partir de sexta-feira (06 de outubro) nas ilhas do grupo Oriental”.

“Espera-se ainda um aumento significativo da intensidade do vento, em especial nas ilhas do grupo Central, com rajadas na ordem dos 90 quilómetros por hora”, acrescenta.

O IPMA já tinha informado que as ilhas do grupo Ocidental (Corvo e Flores) iriam estar sob aviso amarelo entre as 15:00 desta quarta-feira e as 12:00 de quinta-feira, devido à “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.

Para o grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) o aviso amarelo era válido entre as 09:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira.

Esta quarta-feira, para o grupo Ocidental, foi emitido aviso laranja (para vigorar entre as 00:00 e as 15:00 de quinta-feira) e amarelo (entre as 15:00 e as 24:00 desta quarta-feira e entre as 15:00 e as 18:00 de quinta-feira).

Para o grupo Central foi emitido o nível laranja para o período entre as 15:00 de quinta-feira e as 06:00 de sexta-feira, e amarelo das 09:00 e às 15:00 de quinta-feira, das 06:00 às 09:00 de sexta-feira. O vento motiva outro aviso amarelo, das 06:00 às 24:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou ainda o grupo Oriental açoriano (São Miguel e Santa Maria) em aviso amarelo, entre as 09:00 e as 24:00 de sexta-feira), devido a “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de três e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado", segundo o IPMA.

Já o aviso amarelo, o menos grave, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados