«É ridículo que um jogador de cor jogue pela Rússia»

18 mar 2019, 23:27
Suécia-Rússia

Declarações polémicas do antigo internacional Pável Pogrebniak deram origem a inquérito

A Federação da Rússia abriu um inquérito às polémicas declarações de Pável Pogrebniak, veterano avançado do FK Ural, de 35 anos que manifestou-se contra a integração de estrangeiros na seleção russa, chegando mesmo a dizer que é «estranho» ver «jogadores de cor» a representar o país, numa alusão a Ariclenes da Silva Ferreira, conhecido por Ari, jogador de origem brasileira naturalizado russo e que joga no Krasnodar.

«É ridículo que um jogador de cor jogue pela Rússia. Não vejo qualquer sentido. Porque é que lhe deram um passaporte russo?», referiu o antigo internacional em declarações publicadas no Sport Express.

Pogrebniak, que chegou a jogar no Zenit, Fulham e Estugarda, também questiona a presença de Mário Fernandes, outro jogador de origem brasileira, na seleção. «Nessa posição também temos o Igor Smolnikov. Podíamos ter continuado sem estrangeiros», referiu ainda.

Declarações que vão ser analisadas pelo comité de ética da Federação da Rússia, segundo anunciou o seu vice-presidente, Alexandr Baránov. «As declarações são muito questionáveis e claramente não estão em consonância com os princípios que defendemos. Não se pode definir a convocação de um jogador para uma seleção com base no tom de pele», destacou o dirigente, considerando que a sanção, nestes casos, pode ir de uma simples multa até à uma eventual suspensão do jogador.

Entretanto, o presidente do Ural, onde milita Pogrebniak, saiu em defesa do seu jogador, referindo que o avançado nunca se referiu a «negros», mas sim a «jogadores de cor», manifestando também a sua opinião contra a convocação de jogadores estrangeiros para a seleção.

Ari, avançado de 33 anos, joga na Rússia desde 2010, ano em que assinou pelo Spartak Moscovo, mas só conseguiu o passaporte russo em julho de 2018, o que o impediu de estar no Campeonato do Mundo. Depois disso, foi convocado pelo selecionador Stanislav Cherchésov, em novembro passado, para os jogos com a Alemanha e Suécia, mas já não está na lista desta semana para os jogos de qualificação para o Euro 2020.

Relacionados

Patrocinados