Real Madrid já «cheira» o título

22 abr 2001, 20:57

Figo entrou na segunda parte, na vitória em Saragoça (3-2) A vitória do Real Madrid em Saragoça deixou os «merengues» com 11 pontos de avanço sobre o Corunha. Figo entrou na segunda parte, mesmo com o nariz partido, e ainda participou no lance do terceiro golo.

O Real já só está a esperar o dia em que a matemática o defina como campeão espanhol, pois todos reconhecem já os madrilenos como o vencedor oficioso da Liga 2000/01. Hoje (domingo) o Saragoça aguentou durante a maior parte da partida, mas a qualidade e a efectividade dos jogadores do Real deram o triunfo aos visitantes por 3-2. Figo, com o nariz partido, entrou na segunda parte, ainda a tempo de apontar o canto que originou o golo da vitória, marcado por Sávio. O extremo brasileiro, juntamente com Raúl, foi uma das estrelas da tarde. 

Os madrilenos superaram os problemas criados por um Saragoça que não contava com o seu melhor avançado, Esnáider - na equipa nacional argentina ¿ começando o jogo da melhor maneira. Sávio fez uma boa jogada de contra-ataque pelo lado esquerdo e o seu cruzamento foi concluído por Raúl. Era o minuto 15 da partida. 

O Saragoça empatou no minuto 26, numa jogada de Pablo e Jamelli rematada por Juanele à boca da baliza. Os locais perderam uma grande oportunidade poucos minutos mais tarde, num remate de Jordi Cruyff ao poste. Mas quem não perde as oportunidades é Raúl, que no minuto 31 aproveitou um cruzamento de McManaman para marcar com a cabeça pela segunda vez. 

A segunda metade começou com polémica. O árbitro assinalou uma grande penalidade favorável ao Saragoça, mas o seu assistente fê-lo corrigir a decisão. Mas os locais não se renderam e voltaram a empatar no minuto 61, numa boa jogada pessoal de Jamelli que suscitou protestos dos madrilenos, alegando que o avançado tinha controlado a bola com a mão. 

Del Bosque lançou então Figo para assegurar a vitória, um minuto antes do terceiro golo do Real: após um canto marcado pelo português, Sávio completou uma grande exibição com um bom remate com a perna esquerda. Era demasiado para o Saragoça. Os madrilenos ampliaram assim a vantagem na liderança, estando onze pontos à frente do Corunha. A equipa começa já a pensar onde pode oficializar a conquista no campeonato. 

Málaga de Agostinho em grande 

Apesar da expulsão de Simão, a jornada não foi má para os portugueses. Além da actuação de Figo, Nuno foi titular no Osasuna e conseguiu perante o Barcelona três pontos importantíssimos para sair das posições mais baixas da tabela.  

No Málaga, Agostinho esteve em bom plano e foi um dos melhores na surpreendente vitória da equipa andaluza (2-1) no campo de um Alavés que levava uma série de bons resultados, mas que parece ter começado já a pensar na final da Taça da UEFA. O português criou muito perigo nas suas subidas ao ataque pela esquerda e foi substituido pelo holandês Musampa no minuto 65, quando o resultado era de 2-0. Por último, Hélder não jogou na derrota sofrida pelo Rayo Vallecano (1-2) contra o Ath. Bilbao. 

Na parte de cima da tabela, destaque para o empate do Maiorca no estádio do Villarreal (2-2) depois de ter estado a perder durante a maior parte da partida. Os locais conseguiram uma vantagem de dois golos antes do intervalo, mas a equipa das Ilhas Baleares conseguiu salvar um embate muito difícil na segunda metade e demostrou mais uma vez que a boa prestação que está a fazer nesta época pode ser suficiente para entrar na Champions League. Pelo momento, aumentou a vantagem sobre o Barcelona em mais um ponto. Refira-se que o argentino Palermo, do Villarreal acabou zangado com o público, além de expulso. 

Emoção ao rubro na zona de despromoção 

Em Oviedo, o Valência não foi além de um nulo (0-0), numa partida com muitas oportunidades para os dois lados, que ninguém conseguiu aproveitar. O empate a zero não serve a ninguém, pois o Valência só reduziu num ponto a diferença para o Corunha, na segunda posição, e o Oviedo continua só a dois pontos da descida. 

Numa Liga que já parece ter um campeão definido, a emoção desloca-se para a parte baixa da tabela, onde cada vez são mais as equipas que lutam por evitar a despromoção. O melhor da jornada foi para o Real Sociedad, que venceu o Valladolid (3-1) e, além de aumentar o seu número de pontos, colocou a equipa castelã na luta pela sobrevivência. 

Mais duas equipas que não se rendem: O Osasuna, que levou o Barcelona a mais um novo desastre, e o Numância, que continua na última posição da tabela embora empatasse no estádio de Las Palmas. Quem não aproveitou a oportunidade foi o Racing de Santander, que perdeu claramente (3-0) no estádio do Espanhol. O único que parece evidente é que, desde o 11º classificado, o Athletic de Bilbau, até à zona de despromoção, há só oito pontos e que algumas equipas que pareciam seguras não

há muito tempo, como o Saragoça ou o Rayo Vallecano, podem ainda ter problemas. 

LIGA ESPANHOLA ¿ JORNADA 31 

Sábado, 21 de Abril de 2001 

Celta de Vigo-Deportivo da Corunha, 2-1

(Djorovic, 57m; Mostovoi, 68m) (Valerón, 52m) 

Domingo, 22 de Abril de 2001 

Villarreal-Maiorca, 2-2

(Palermo, 28m; Víctor, 37m) (Carreras, 51m; Guiza, 81m) 

Osasuna-Barcelona, 3-1

(Iván Rosado, 15m e 84m; Alex Fernández, 28m) (Overmars, 17m) 

Saragoça-Real Madrid, 2-3

(Juanele, 26m; Jamelli, 60m) (Raúl, 15m e 30m; Sávio, 67m) 

Alavés-Málaga, 1-2

(Téllez, 61m) (Larrainzar, 23m; Rufete, 48m) 

Rayo Vallecano-Athletic, 1-2

(Luis Cembranos, 93 gp.) (Ezquerro, 21m; Tiko, 91m) 

Espanhol-Racing Santander, 3-0

(Roger, 23m e 73m; Serrano, 61m) 

Real Sociedad-Valladolid, 3-1

(Gabilondo, 27m e 34m; Tayfun, 62m) (Pachón, 91m) 

Las Palmas-Numância, 1-1

(Eloy, 52m) (Rosu, 26m) 

Oviedo-Valência, 0-0 

MELHORES MARCADORES:

19 golos: Rivaldo (Barcelona)

18 golos: Javi Moreno (Alavés) e Raúl (Real Madrid)

17 golos: Kluivert (Barcelona)

Patrocinados