Mercado: as maiores transferências deste inverno (entre elas Marcos Leonardo e Otávio)

2 fev, 14:00
Vitor Roque (Barcelona)

Foi uma janela pobre no futebol europeu, muito longe dos gastos exuberantes do último ano. Brasil foi a principal origem dos jogadores mais valorizados, mas também bateu o recorde da sua contratação mais cara

Foi um mercado de janeiro pobre no futebol europeu, o que se reflete nos valores das maiores transferências desta janela. É uma lista liderada por Vítor Roque, a promessa brasileira que rumou a Barcelona, e onde o benfiquista Marcos Leonardo entra no top 10 e o agora portista Otávio está entre os 20 mais caros deste período na Europa.

Depois de duas janelas de recordes no último inverno e no verão passado, impulsionadas pela Premier League, a contenção de gastos em Inglaterra traduziu-se este ano em valores globais bem menos volumosos. Se há um ano o Chelsea pagou 121 milhões por Enzo Fernández e mais 70 por Mudryk, enquanto houve ainda vários negócios acima dos 40 milhões de euros, este ano apenas um negócio chegou a este patamar.

Houve várias transferências relevantes, também em Inglaterra, por exemplo com a mudança de Jadon Sancho, que deixou temporariamente o Manchester United para voltar ao Dortmund, de Kalvin Phillips para o West Ham ou de Broja para o Fulham de Marco Silva, mas assentaram essencialmente em empréstimos.

O campeonato brasileiro, onde a janela está ainda aberta, foi a principal origem dos jogadores mais valorizados nesta janela. Mas nos últimos anos o Brasil também se tornou comprador, inclusivamente junto de clubes europeus. Neste inverno, a contratação do extremo Luiz Henrique ao Betis, num negócio base de 16 milhões mas que tem várias cláusulas adicionais e pode atingir os 20 milhões, representa um recorde para o futebol brasileiro.

Perante a tendência geral de contenção, a contratação de Marcos Leonardo pelo Benfica, por 18 milhões de euros, está entre as mais avultadas deste inverno. E mesmo Otávio, num negócio entre FC Porto e Famalicão que valeu 12 milhões de euros pela aquisição de 80 por cento do passe do central, figura entre os jogadores mais caros da janela.

As maiores transferências do Inverno 2024

Dados estimados pelo Transfermarkt

 

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados