Barcelona tropeça e perde com Santander (4-0)

11 fev 2001, 22:23

Agostinho (Málaga) entrou aos 64 minutos O Barcelona não aproveitou a derrota do Real Madrid no sábado e também perdeu, por 4-0, com o Santander, último classificado.

O Barcelona protagonizou a surpresa da jornada e perdeu em Santander com o Racing, o último classificado da tabela, por 4-0 e não aproveitou a derrota do Real Madrid para reduzir a distância.  

Os catalães quebraram uma série de 18 jogos consecutivos sem perder, perante um Racing de Santander que foi melhor e que aproveitou dois erros da defesa visitante para obter uma vantagem de 3-0 no começo da segunda metade, suficiente para conseguir a vitória. 

A partida era quase dramática. O Barcelona precisava da vitória para aproveitar a derrota do Real Madrid e o Santander tinha de vencer para tentar fugir da última posição da tabela. Além disso, os catalães apresentavam-se em Santander com muitas ausências. Cocu e Guardiola estavam suspensos e outros jogadores muito importantes, como Simão e Overmars, encontravam-se lesionados. 

O Santander marcou na primeira metade com um lançamento forte e cruzado do uruguaio Regueiro aos 35 minutos. Quando todos esperavam a reacção do Barcelona na segunda metade, o Racing aproveitou para resolver a partida. O segundo golo chegou num erro defensivo, num lançamento livre desde a esquerda, e Ramis, que fazia a sua estreia na Liga procedente do Corunha, rematou sozinho, de cabeça, dentro da área. Era o minuto 47. 

A surpresa aumentou cinco minutos mais tarde, com um golo muito semelhante. Desta vez foi um pontapé de canto, que um avançado tocou com a cabeça dentro da área e deixou o argentino Arzeno rematar também sozinho. O marcador fechou-se com o quarto golo, também num outro erro de Sergi que deixou a bola a Mazzoni para rematar à vontade dentro da área. 

Os catalães mantêm-se a oito pontos dos madridistas e no próximo sábado recebem o segundo da tabela, Deportivo da Corunha, dois dias depois de jogar na Taça UEFA contra o AEK de Atenas. 

No resto da jornada, o maior destaque é a vitória do Villarreal em Oviedo, com o argentino Martín Palermo a marcar o primeiro golo no campeonato espanhol. Foi uma partida estranha, onde os locais marcaram primeiro com uma grande penalidade marcada de Tomic. Depois o centro-campista Gracia foi expulso, mas o Villarreal deu a volta ao marcador. Palermo marcou o golo do empate e teve grande actuação. Unai e Jorge López marcaram os dois últimos golos e o Villarreal já é quinto na tabela. 

O único português que jogou na jornada de hoje (domingo) foi Agostinho, que entrou por Zárate no minuto 64 da partida que o Málaga perdeu no seu estádio contra o Maiorca por 0-1. Um golo na própria baliza do guarda-redes local Rafa deu os visitantes uma importante vitória na luta por ocuparem posiçoões europeias. 

LIGA ESPANHOLA ¿ JORNADA 22 

Sábado, 10 de Fevereiro

Athletic Bilbau¿Real Madrid, 1-0

(Alkiza, 3m)

Deportivo Corunha¿Real Sociedad, 4-1

(Diego Tristán, 5m, 42m e 62m; Donato, 27m) (De Pedro, 68m)

Valência¿Numância, 3-0

(Sánchez, 17m; Mendieta, 41m; Diego Alonso, 80m)

Rayo Vallecano¿Osasuna, 2-1

(Quevedo, 22m; Luis Cembranos, 91m) (Alfonso, 63m)

Espanhol¿Celta, 0-1

(Catanha, 88m) 

Domingo, 11 de Fevereiro

Racing Santander¿Barcelona, 4-0

(Regueiro, 35m; Ramis, 47m; Arzeno, 52m; Mazzoni, 74m)

Oviedo¿Villarreal, 1-3

(Tomic, 44m gp.) (Palermo, 59m; Unai, 62m; Jorge López, 70m)

Málaga¿Maiorca, 0-1

(Rafa, 32m pb.)

Valladolid¿Las Palmas, 1-0

(Caminero, 52m)

Alavés¿Saragoça, 1-0

(Jordi Cruyff, 13m) 

MELHORES MARCADORES

16 golos: Javi Moreno (Alavés).

13 golos: Raúl (Real Madrid).

12 golos: Rivaldo (Barcelona).

11 golos: Kluivert (Barcelona).

Patrocinados