Mundial-2002: FIFA já tem novo secretário-geral

28 jun 2002, 12:56

Suíço Urs Linsi vai substituir o seu compatriota Zen-Rufinnen O suíço Urs Linsi é o novo secretário geral interino da FIFA, em substituição do seu compatriota Michel Zen Ruffinen.

O suíço Urs Linsi é o novo secretário geral interino da FIFA, em substituição do seu compatriota Michel Zen Ruffinen, que vai deixar as suas funções depois de ter mantido um conflito pessoal com o presidente Josef Blatter no período de campanha eleitoral para a presidência do órgão máximo do futebol mundial.

Urs Linsi, de 53 anos e licenciado em economia, está na FIFA há três anos, integrado na equipa de estudos financeiros do organismo, acumulando com o cargo de secretário-geral adjunto. O economista helvético vai, assim, substituir Ruffinnen, que deixará definitivamente o cargo a 4 de Julho, após um conflito pessoal com o presidente Blatter sobre quem lançou fortes suspeitas de corrupção e irregularidades financeiras.

Joseph Blatter, também suíço, foi reeleito para a presidência da FIFA no congresso realizado nas vésperas do início do campeonato do mundo e no final de Setembro próximo deverá anunciar o novo organigrama da FIFA para os próximos quatro anos, devendo, nessa altura, tornar público o nome do novo secretário-geral definitvo.

Entretanto, Michel Zen-Ruffinnen anunciou hoje que mantém todas as acusações que dirigiu a Blatter. «Não mudei de opinião em relação ao que escrevi no famoso relatório», referiu acrescentando que nunca teve a intenção de atacar pessoalmente Blatter, mas sim chamar a atenção para a necessidade de se produzirem mudanças no seio da FIFA.

«Restaurar a ordem no seio da FIFA vai ser um grande desafio para as pessoas que vão ocupar os cargos nos próximos quatro anos. Para mim, é talvez a melhor altura para partir. A anterior equipa não era verdadeiramente solidária, por diversas razões. Depois da brilhante reeleição de Blatter, temos de deixá-lo dirigir a FIFA como ele o entender», explicou Rufinnen.

Mais Lidas

Patrocinados