UEFA apoia candidatura de Gianni Infantino à presidência da FIFA

26 out 2015, 13:35
Sorteio Liga Europa 2015/16 (EPA)

Secretário-Geral da organismo europeu avança para a sucessão de Blatter

O Comité Executivo da UEFA decidiu, de forma unânime, apoiar a candidatura do Secretário-Geral do organismo, Gianni Infantino, à presidência da FIFA.

«As próximas eleições para a presidência da FIFA representam um momento crucial para o jogo e para o futuro da própria FIFA. Acreditamos que Gianni Infantino tem todas as qualidades necessárias para enfrentar os maiores desafios que se avizinham e para liderar o organismo num caminho de reforma para restaurar a integridade e credibilidade da FIFA», refere o comunicado do Comité Executivo.

Advogado de profissão, Infantino entrou para a UEFA em 2000, para trabalhar no gabinete jurídico e legal. Quatro anos depois tornou-se diretor para os assuntos legais e para o licenciamento dos clubes, até que em 2009 tornou-se Secretário-Geral.

Recorde-se que o presidente da UEFA, Michel Platini, chegou a anunciar uma candidatura à presidência da FIFA, mas o francês encontra-se suspenso por noventa dias, no âmbito da investigação relativa a um pagamento que recebeu por parte da FIFA. 

Nesta segunda-feira termina o prazo formal para apresentação de candidaturas à presidência da FIFA. Michel Platini podia candidatar-se na mesma, apesar de estar suspenso, mas a sua candidatura ficaria pendente até ao desfecho da investigação.

As eleições para a liderança da FIFA estão marcadas para 26 de fevereiro. Gianni Infantino aumenta para seis o número de candidatos ao cargo (assumindo que Platini afinal não avança). Os outros são o príncipe Ali da Jordânia; o presidente da Confederação Asiática, Salman ben Ibrahim Al-Khalifa; o francês Jérôme Champagne, antigo secretário-geral da FIFA; o sul-africano Tokyo Sexwale e David Nakhid, antigo capitão da seleção de Trinidad e Tobago. Já nesta segunda-feira apareceu também o nome do presidente da Federação da Libéria, Musa Bility, que disse à BBC ter apresentado igualmente a sua candidatura.

Só depois de terminado o prazo o Comité Eleitoral da FIFA anuncia quais as candidaturas que foram aceites e formalizadas.






 

Mais Lidas

Patrocinados