A inesquecível final da Taça UEFA de 2001 com o Liverpool
O Alavés está de volta a uma final, 16 anos depois da última e o que apetece dizer é: se for igual, o jogo é a não perder...
Em 2001, o emblema espanhol chegou à final da Taça UEFA, antecessora da Liga Europa, enfrentando o Liverpool, que era amplamente favorito. Os ingleses ganharam, é certo, mas a réplica do Alavés ficou para a história, tal como o resultado: 5-4.
Num jogo realizado em Dortmund, foi um ex-jogador do Borussia a fazer o primeiro. Logo aos 3 minutos, Markus Babbel adiantou o Liverpool. No fecho do primeiro quarto de hora o, então, jovem Steven Gerrard fez o 2-0.
O Liverpool parecia lançado para uma vitória fácil, até porque, mesmo que Ivan Alonso tenha reduzido, antes do intervalo McAllister fez o 3-1.
Porém, o início da segunda parte do Alavés foi incrível: Javi Moreno fez dois golos em dois minutos /47 e 49) e empatou o jogo. Robbie Fowler ainda voltou a colocar outra vez os «reds» na frente, mas Jordi Cruyff, filho de Johan, empatou outra vez e obrigou a prolongamento.
Aí, e já com o Alavés reduzido a nove por expulsões de Magno e Kormona, o Liverpool chegou à vitória com um autogolo de Delfi Geli, a quatro minutos do fim, que acabou com o sonho do pequeno emblema espanhol.