Cerca de 30 concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Agência Lusa , AG
30 jun 2023, 07:40
Incêndio na Covilhã (Miguel Pereira Da Silva/ Lusa)

Grande parte do território com avisos para o perigo de fogos

Cerca de 30 concelhos do interior Centro e Norte e do Algarve apresentam esta sexta-feira um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão em risco máximo de incêndio 28 municípios nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou também cerca de 90 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Beja e Faro em risco muito elevado.

Em risco elevado estão mais de 100 concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Devido ao tempo quente, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê uma descida da temperatura mínima e uma subida da máxima, à exceção do sotavento algarvio.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo e o vento deverá soprar forte no litoral oeste e terras altas, em especial durante a tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 11º em Bragança e os 21º em Portalegre, enquanto as máximas entre os 24º em Viana do Castelo e os 36º em Beja.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados