“Corporate Governance”: Portugal “compara bem” com mercados desenvolvidos 

14 set 2023, 20:55

Portugal compara bem com o resto da Europa em termos de gestão empresarial, mas há ainda um longo caminho a percorrer nas pequenas e médias empresas, de acordo com as declarações da KPMG, à margem do In Focus da CNN Portugal, que teve como tema central o “Corporate Governance”.

“O país, naquilo que são as grandes empresas, compara bem com os mercados mais desenvolvidos. Mas a grande oportunidade está nas pequenas e médias empresas, onde temos a oportunidade de escalar o profissionalismo, até para captar e reter o talento português”, de acordo com Paulo Paixão, sócio e “Head of Audit” da KPMG.

A nova edição deste conjunto de debates organizados pela CNN Portugal teve como tema central a importância das políticas tomadas pelas empresas para alavancarem o seu próprio crescimento e o crescimento da economia portuguesa. 

“É muito importante tentar generalizar a ideia de que é importante ter boas praticas de ‘governance’. As boas práticas aumentam a resiliência das empresas e permitem estabelecer a estratégia sólida e robusta para a empresa”, disse João Moreira Rato, presidente do instituto português de “Corporate Governance”, à margem do evento.

Na mesma linha, Paulo Paixão, sócio e “Head of Audit” da KPMG, considera que “estes eventos são muito importantes para dar a conhecer às pequenas e médias empresas, que são 90% das empresas em Portugal, a importância de profissionalizarem a sua gestão”

Na mesa de debate, um dos temas abordados foi o das regras da Comissão Europeia para a “Governance”, estabelecem um conjunto de práticas que uniformizam os processos das empresas na região, como a transparência na divulgação das informações e em matéria contabilística. 

Regras essas que “os empresários portugueses já incorporaram”, de acordo com Moreira Rato, uma vez que “têm de lidar com clientes fora de portar e têm de se adaptar às normas europeias em vigor”.

A próxima edição vai decorrer no próximo dia 29 de setembro e o tema será a nova lei do tabaco.

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados