Contratorpedeiro norte-americano abate mísseis disparados do Iémen

Agência Lusa , AM
31 dez 2023, 09:00
Cargueiro no Iémen (Getty)

Mísseis foram lançados a partir de território controlado pelos rebeldes Houthis, apoiados pelo Irão

Um contratorpedeiro norte-americano abateu no sábado dois mísseis balísticos antinavio disparados do Iémen, ao responder a um pedido de socorro de um navio porta-contentores atingido num outro ataque, anunciou o exército.

Os mísseis foram lançados a partir de território controlado pelos rebeldes Houthis, apoiados pelo Irão, disse o Comando Central dos EUA (Centcom) nas redes sociais, acrescentando que este foi o 23.º ataque a navios comerciais desde 19 de novembro.

Os contratorpedeiros USS Gravely e USS Laboon responderam a um pedido de assistência do Maersk Hangzhou, um navio porta-contentores dinamarquês com pavilhão de Singapura, que informou ter sido atingido por um míssil no mar Vermelho, acrescentou.

Durante a operação de socorro, o USS Gravely abateu mísseis que tinham sido disparados "na direção de navios militares norte-americanos", indicou.

Desde o início da guerra a 07 de outubro entre Israel e o movimento islamita Hamas em Gaza, os Houthis, que controlam uma grande parte do Iémen, intensificaram os ataques no mar Vermelho contra navios que consideram "ligados a Israel", em solidariedade com o território palestiniano bombardeado e sitiado.

O principal aliado de Israel, os Estados Unidos, juntamente com outros países, patrulham esta parte estratégica do mundo, no âmbito de uma coligação internacional para proteger o tráfego marítimo dos ataques dos Houthis.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados