Ex-autarca de Bragança é o novo secretário de Estado da Administração Local

Agência Lusa , BCE
4 abr, 23:42
Hernâni Dias (D.R.)

Hêrnani Dias renunciou em março ao cargo de presidente da Câmara de Bragança, que exerceu durante mais de dez anos

O ex-presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, vai ser o novo secretário de Estado da Administração Local no XXIV Governo Constitucional, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro.

O Ministério da Coesão Territorial terá dois secretários de Estado, Hélder Manuel Gomes dos Reis, no Desenvolvimento Regional, e Hernâni Dias, na Administração Local.

Hêrnani Dias renunciou em março ao cargo de presidente da Câmara de Bragança, à frente da qual esteve mais de 10 anos e quando cumpria o terceiro e último mandato, para assumir as funções de deputado na Assembleia da República, mas vai agora fazer parte da equipa do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Hernâni Dias, de 56 anos, casado e pai de dois filhos, é natural de Fermentãos, Bragança, e é professor de Português/Francês.

Exerceu funções docentes em várias escolas do distrito de Bragança, nomeadamente na Escola Secundária de Moncorvo, Vinhais, Miranda do Douro, Vila Flor, Sendim, Vinhais e Mirandela, de acordo com a sua biografia de candidato pelo PSD.

“Caçador, praticante de ciclismo e adepto de caminhadas rurais”, Hernâni Dias concorreu em 2001 às eleições autárquicas, nas listas do PSD, à presidência da junta de Freguesia de Sendas, que venceu, repetindo nas eleições de 2005, perfazendo um total de oito anos como presidente daquela junta de freguesia.

Em 31 de janeiro de 2003 foi nomeado delegado regional do Instituto Português da Juventude (Delegação de Bragança), até junho de 2005.

Nas eleições autárquicas de 2009, integrou as listas do PSD, tendo sido eleito vereador a tempo inteiro, com os pelouros do Urbanismo, Equipamento, Habitação Social, Juventude e Desporto.

Foi eleito presidente da Câmara de Bragança, com maiorias absolutas, pelas listas do PSD, nas autárquicas de 29 de setembro de 2013, 30 de setembro de 2017 e 26 de setembro de 2021.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados