Vulcão no Havai provoca mais de 320 sismos em 24 horas

Agência Lusa , MJC
7 out 2023, 08:32
Vulcão Mauna Loa, no Havai

Os terramotos registados abaixo do ponto mais alto do Kilauea, que não se encontra em erupção, tiveram início na quarta-feira

O aumento da atividade sísmica do vulcão Kilauea, no Havai, Estados Unidos, provocou cerca de 320 terramotos em 24 horas, indicou na sexta-feira o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Os terramotos registados abaixo do ponto mais alto do Kilauea, que não se encontra em erupção, tiveram início na quarta-feira, quando o vulcão começou a revelar sinais de "agitação elevada", de acordo com um comunicado do USGS, citado pela estação norte-americana CNN.

A maioria dos abalos teve origem no enxame sísmico - sucessão de tremores de terra de fraca magnitude - em curso, numa região a sul da caldeira do cume do Kilauea, a profundidades de até cerca de três quilómetros abaixo da superfície.

As autoridades afirmaram que continuam a existir "riscos significativos" em torno da cratera Halema'uma'u, incluindo "instabilidade das paredes da cratera, fissuras no solo e deslizamentos de rochas que podem ser intensificados por sismos" numa área fechada ao público.

A frequência dos terramotos na zona tinha diminuído na sexta-feira às 06:00 horas locais (17:00 em Lisboa), mas as autoridades informaram que a sismicidade ainda é considerada elevada.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados