Elon Musk nega ter falado com Putin antes de ter proposto no Twitter acordo de paz para a guerra

11 out 2022, 19:01
Grupo de clientes Tesla na Noruega pedem a atenção de Musk

Eurasia Group revela conversa que o dono da Tesla refuta

Elon Musk nega ter falado com Vladimir Putin antes de ter proposto no Twitter um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. "Não, não é [verdade]. Só falei uma vez com Putin e foi há cerca de 18 meses. O tema da conversa foi o Espaço", disse o magnata.

A informação sobre a alegada conversa foi avançada por Ian Bremmer, presidente da consultora Eurasia Group, num email enviado aos subscritores da newsletter da empresa, citado pela revista VICE. Segundo Bremmer, Putin disse a Musk que está "preparado para negociar" mas apenas se a Crimeia permanecesse russa e se a Ucrânia aceitasse o estatuto de neutralidade permanente e reconhecesse a anexação russa de Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia.

Putin declarou ainda a Musk que estes objetivos iriam ser alcançados "de qualquer das formas", mesmo que tal implicasse o uso de armas nucleares caso a Ucrânia ataque a Crimeia, território que anexou em 2014. Ian Bremmer referiu ainda que Elon Musk recusou o pedido da Ucrânia para ativar o sistema Starlink na Crimeia.

Após a alegada conversa, Musk tweetou um plano com estes pontos, perguntando aos utilizadores se concordavam com o mesmo.

A resposta do lado ucraniano foi bastante negativa. "Vai-te foder é a minha resposta muito diplomática para ti, Elon Musk", afirmou o embaixador ucraniano na Alemanha, Andrij Melnyk.

Também Volodymyr Zelensky tweetou sobre o assunto, perguntando "de que Elon Musk é que gostam mais?".

Europa

Mais Europa

Patrocinados