Batalha em Carcóvia: forças russas destroem conduta de gás e atingem prédio residencial, onde civis estavam abrigados

27 fev 2022, 04:52

Forças da resistência continuam a lutar por Carcóvia perante o avançar dos militares russos. Uma mulher morreu após "artilharia" ter atacado um prédio residencial

Uma conduta de gás natural foi destruída pelas forças russas durante a a madrugada de domingo na cidade ucraniana de Carcóvia, avança a agência Reuters, citando fonte do serviço ucraniano de comunicações especiais.

Ainda não é claro se a conduta que rebentou era essencial ao país e se a sua destruição pode condicionar o fornecimento de gás à Ucrânia. Apesar da guerra, a Ucrânia continua a enviar gás natural russo para a Europa.

Também em Carcóvia, os serviços de emergência ucranianos afirmam que um prédio residencial na zona Este da cidade foi atingido por "artilharia inimiga", matando uma mulher.

Os serviços de emergência referem que o edifício ficou bastante danificado e que foi necessário retirar 80 pessoas do prédio. A maior parte estava a abrigar-se numa zona subterrânea do edifício.

Este ataque em Carcóvia ocorreu depois de, na região de Vasylkiv, uma explosão ter feito deflagrar um incêndio num depósito de petróleo na Base Aérea da cidade, a sudoeste de Kiev. Anteriormente, duas grandes explosões foram registadas em torno de Vasylkiv, a cerca de 30 quilómetros, a sul de Kiev.

Vasylkiv tem vários depósitos de petróleo. A área foi palco de intensos combates na madrugada de domingo, de acordo com autoridades ucranianas.

Europa

Mais Europa

Patrocinados