Almirante Sokolov volta a aparecer em público e até puxa dos galões da frota do Mar Negro

27 set 2023, 11:18
Almirante Viktor Sokolov em entrevista (CNN)

Comandante da frota do Mar Negro que a Ucrânia disse que morreu alegadamente deu uma entrevista à margem de uma entrega de prémios em que uma das brigadas que comanda foi distinguida

A Rússia parece empenhada em garantir que o comandante da frota do Mar Negro está mesmo vivo, depois de a Ucrânia ter reivindicado a morte de Viktor Sokolov durante o ataque a Sebastopol, na península da Crimeia.

Depois de ter partilhado um vídeo em que o almirante é visto numa câmara remota numa reunião do Ministério da Defesa presidida pelo próprio ministro, o próprio Ministério da Defesa divulgou novas imagens do comandante, desta vez com direito a entrevista.

Viktor Sokolov garantiu que "a frota do Mar Negro está a cumprir as tarefas atribuídas pelo comando com confiança e sucesso", em declarações à margem da entrega de uma entrega de prémios relacionada com aquela frota, desconhecendo-se se a cerimónia ocorreu após o ataque ucraniano.

"As forças terrestres, submarinas, a aviação naval e as tropas da linha da frente [estão a cumprir as tarefas]", acrescentou o responsável, em declarações transmitidas pela televisão Zvezda, que pertence ao Ministério da Defesa da Rússia.

De resto, essa entrega de prémios serviu para destacar uma unidade da frota comandada pelo almirante, a 810.ª brigada, à qual foi atribuída a distinção de Ordem de Ushakov, já depois de aquele grupo ter recebido a Ordem de Zhukov. "Esta é, provavelmente, a primeira unidade marítima da história da marinha a receber a Ordem de Ushakov", acrescentou o responsável.

A Ordem de Ushakov é considerada uma das mais altas distinções da marinha russa, tendo sido criada em 1944, em plena União Soviética, homenageando o almirante Fiodor Ushakov, um dos mais ilustres membros da marinha russa, e que foi canonizado pela Igreja Ortodoxa pelos seus feitos no século XVIII.

Apesar de não ter sido possível confirmar quando foram feitas as imagens, as agências russas estão a dar conta destas declarações, garantindo que a reunião em que Viktor Sokolov apareceu de forma remota decorreu a 26 de setembro.

Tudo isto depois de as forças especiais da Ucrânia terem garantido que o almirante era uma das 34 vítimas mortais do ataque à Crimeia. Depois da divulgação das primeiras imagens os responsáveis ucranianos disseram que iam voltar a verificar a informação, não tendo acrescentando mais até ao momento.

Já o Kremlin optou por não comentar o assunto, com o porta-voz da presidência russa a limitar-se a dizer que esse era tema era da esfera do Ministério da Defesa.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados