Porque é que Putin não bombardeou as colunas do Grupo Wagner? E porque é que perdoou Prigozhin?

25 jun 2023, 16:03

O que vem a seguir à rebelião de Prigozhin? Há quem tema uma escalada do conflito na Ucrânia para afastar quaisquer dúvidas ou quem veja, pelo contrário, uma grande oportunidade para Kiev

Durou cerca de 24 horas uma rebelião que prometeu chegar a Moscovo e retirar Vladimir Putin do Kremlin. No final, a mediação da Bielorrússia pôs fim à aventura do Grupo Wagner, que esteve a 200 quilómetros da capital russa.

“Queriam desmantelar o Grupo Wagner. A 23 de junho, embarcámos numa marcha pela justiça. Em 24 horas, chegámos a 200 quilómetros de Moscovo. Nesse percurso os nossos soldados não derramaram uma gota de sangue. Agora chegou o momento em que o sangue poderá ser derramado. Compreendendo a responsabilidade [pela hipótese] de o sangue russo ser derramado, estamos a inverter as nossas colunas e voltaremos aos campos de campanha como planeado”, disse o comandante da força paramilitar, Yevgeny Prigozhin, no Telegram.

A negociação entre Kremlin, Minsk e Prigozhin viu o líder do Grupo Wagner sair para o exílio na Bielorrússia e ficar livre de todas as investigações e acusações lançadas pela Procuradoria-Geral da Rússia. A imunidade estendeu-se, também, aos mercenários que participaram na rebelião.

Questionado pela CNN Portugal sobre os motivos que levaram ao fim da revolta, o embaixador Francisco Seixas da Costa considera que, “muito provavelmente, Prigozhin não foi capaz de garantir, ao longo destas horas de revolta, o mínimo de suporte, em particular nas estruturas intermédias militares russas, que lhe permitissem garantir uma reversão da situação política na Rússia”.

O comentador destaca também a perceção de Vladimir Putin entre a população russa. “Nunca apareceu [até este momento] uma declaração abertamente contra Putin por parte de Prigozhin. A população russa, apesar do mal-estar vivido por uma guerra que está a correr mal, não parece dissociar-se de Putin”, analisa.

Seixas da Costa refere que Prigozhin, com o acordo estabelecido com o Kremlin, pode ganhar “alguma autonomia, margem de manobra e dinheiro”, mas realça que vai perder “a sua capacidade de se projetar como um poder alternativo no quadro interno russo”.

Acerca da forma pacífica como a rebelião foi desmantelada, o embaixador nota que o Grupo Wagner é fulcral para os objetivos da política externa do Kremlin. “Prigozhin era, e o Kremlin sabe-o, uma das armas que a Rússia tinha para se afirmar no plano internacional. Não sei se vai ter lugar ou não, mas a desestruturação do Grupo Wagner vai destruir grande parte da capacidade operacional que a Rússia tem no plano externo, nomeadamente no Mali, na Síria e Líbia. Há um conjunto de funções que o Grupo Wagner desempenha que são fundamentais para o Estado russo, daí todo o cuidado com que isto foi feito. Não era possível fazer algo que seria fácil em teoria, que era bombardear com caças as colunas do Grupo Wagner. Isso, para a população russa, seria incompreensível, porque o Grupo Wagner está do lado deles”, explica o comentador.

“Putin e Prigozhin são os dois nacionalistas, Prigozhin até tem um discurso mais nacionalista. Daí a necessidade de encontrar uma solução. Estão todos no mesmo grupo”.

Por sua vez, o especialista em assuntos internacionais José Palmeira afirma que Putin “revelou ter medo” do líder do Grupo Wagner. “Prigozhin é alguém que teve uma relação muito pessoal com Putin, conhece bem a sua personalidade. Quando diz o que diz, tem consciência dos efeitos que isso vai ter. Ao utilizar uma posição de força, previu que a posição do Kremlin iria ser de fraqueza. Foi isso que aconteceu”, analisa o professor da Universidade do Minho.

Como pode a guerra ser afetada?

José Palmeira afirma que, da parte da Ucrânia, “há a perceção de que o agressor está fragilizado”.

“Vendo as divisões que ontem [sábado] existiram, a posição russa está muito enfraquecida, não só porque o seu líder não é, afinal, o líder incontestado que se pensaria, como também pela solução encontrada para Prigozhin, que revela uma certa fraqueza. Não houve um exercício de poder efetivo, o Estado de direito não funcionou perante quem se amotinou”, considera o especialista.

O docente de Relações Internacionais nota, também, a “balcanização” das forças militares russas, que estão muito divididas em várias fações, como os soldados do Ministério da Defesa, as forças chechenas de Ramzan Kadyrov e o próprio Grupo Wagner, e diz que a Ucrânia pode ter aí uma “janela de oportunidade”.

Por seu turno, José Manuel Pinto Teixeira, antigo embaixador da União Europeia em Kiev, receia que Putin vá “endurecer” a campanha militar russa na Ucrânia.

“Putin vai agora querer mostrar que aquilo que Prigozhin disse não é verdade. Vai querer provar que a capacidade militar russa não está posta em causa e vai querer demonstrar que consegue resultados”, perspetiva o diplomata.

Sobre Prigozhin, José Palmeira tem dúvidas de que vá ser um “exilado silencioso”. “Sabendo nós da sua propensão especial para utilizar as redes sociais, se a ofensiva russa vier a ter problemas no terreno, Prigozhin vai dizer que tinha razão, de que era preciso mais apoio e são precisos novos líderes militares, e poderá acabar por surgir como vencedor”.

Europa

Mais Europa

Patrocinados