Revelada primeira imagem da ilha bombardeada onde soldados ucranianos preferiam morrer do que entregarem-se aos russos

14 mar 2022, 10:02
Snake Island (Fonte: Maxar)

Apesar de Zelensky ter confirmado a morte dos 13 militares no fim de fevereiro, as forças armadas anunciaram posteriormente que estes estavam vivos, mas tinham sido capturados

Foi revelada pela CNN a primeira imagem de satélite, após a invasão russa, da Ilha Zmiinyi, também conhecida como Snake Island, onde 13 soldados ucranianos responderam às tropas invasoras: "Navio de guerra russo, vão-se foder".

A imagem capturada este domingo pela Maxar Technologies mostra alguns edifícios danificados e ainda um navio de bandeira russa ancorado no Mar Negro.

Snake Island - março de 2022 (Fonte: Maxar Technologies)

A primeira versão do sucedido na Snake Island (Ilha da Cobra), também confirmada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, reportava que os 13 soldados tinham morrido e iam ser “reconhecidos com o título postulo de Herói da Ucrânia”. Contudo, as forças armadas ucranianas anunciaram, dias depois, que os militares “estavam vivos” e teriam sido capturados.

De acordo com a Marinha da Ucrânia, as forças defensivas da ilha ainda foram capazes de resistir a dois ataques russos, mas acabaram por ceder “por falta de munição”.

Snake Island - feveiro 2022 (Fonte: AP Images)

Em comunicado, a defesa ucraniana explicou na altura que os russos destruíram várias infraestruturas da ilha, como faróis, edifícios e antenas de transmissão. Algo que parece comprovar-se com a nova imagem da Maxar Technologies, que mostra os prédios no centro da área terrestre de 18 hectares danificados pelo bombardeamento russo, bem como as crateras que podem ser observadas no solo e que acabam por pontilhar a neve.

O navio que pode ser visto ao largo do ilhéu já tinha sido identificado pela Maxar Technologies como uma embarcação de desembarque da classe Ropucha.

A Snake Island fica situada a cerca de 48 quilómetros a noroeste do território continental da Ucrânia, no Mar Negro, e a quase 300 quilómetros da Crimeia, território ucraniano anexado pela Rússia, em 2014.

Rússia já controla todas as rotas comerciais marítimas da Ucrânia

O relatório diário do ministério da Defesa do Reino Unido deste domingo sobre a guerra na Ucrânia diz que a Rússia conseguiu bloquear o acesso marítimo a toda a costa ucraniana no Mar Negro. O país está agora isolado de todas as rotas de comércio marítimo.

O documento acrescenta que a força naval russa continua a lançar ataques contra alvos em território ucraniano.

A Defesa britânica evidencia ainda que a Rússia já efetuou com sucesso uma operação anfíbia no Mar de Azov, algo que deverá repetir-se ao longo das próximas semanas.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados