Rússia expande ofensiva no ocidente da Ucrânia - que está otimista com negociações. O que aconteceu esta madrugada

14 mar 2022, 06:45
Um bombeiro ucraniano arrasta uma mangueira dentro um armazém de produtos alimentares que foi destruído por um ataque aéreo nos arredores de Kiev, na Ucrânia

A Rússia pediu ajuda militar à China e os militares ucranianos travaram uma tentativa dos veículos militares russos atravessarem o rio Irpin. Isto acontece depois de um dia em que a Rússia expandiu a sua ofensiva para o oeste da Ucrânia - disparando mísseis junto à cidade de Lviv e atingindo uma base militar perto da fronteira com a Polónia - à medida que a guerra se aproxima da linha da frente da NATO

Amanhece na Ucrânia, depois de uma noite em que as sirenes soaram em quase todo o território. É o início de mais uma semana - a quarta desde que o país foi invadido pelas forças russas. Mas esta segunda-feira é também dia de negociações entre os dois países. O conselheiro do presidente Zelensky afirma estar confiante que a Ucrânia vai “alcançar resultados concretos” das conversas com a Rússia nos próximos dias. O encontro entre os dois países acontece através de videoconferência marcada para as 10:30 de Kiev. (08:30 na hora de Portugal Continental).

Segundo a CNN Internacional, Mykhailo Podoliak disse que a Rússia “torna-se muito mais sensível à posição ucraniana” e “começou a falar de forma construtiva”: “As nossas propostas estão na mesa. Eles são muito duros. Entre eles, a retirada das tropas, o cessar-fogo", acrescentou Podoliak. "Não vamos desistir de nenhum ponto, por princípio".

Este domingo, foi também noticiado que a Rússia pediu ajuda militar à China. Tal acontece depois de um dia em que as forças russas expandiram a sua ofensiva para o Ocidente da Ucrânia. Foram disparados mísseis junto à cidade de Lviv e uma base militar perto da fronteira com a Polónia foi bombardeada, alegadamente matando dezenas de pessoas. Eis o resumo dos acontecimentos desta madrugada, à medida que a guerra se aproxima da linha da frente da NATO:

Sirenes de ataque aéreo soam em quase toda a Ucrânia: As sirenes de ataque aéreo tocaram em 19 das 24 regiões do território ucraniano, avançou o jornal The Kyiv Independent, no Twitter

Canais de televisão russos vão começar a transmitir em Melitopol: Galina Danilchenko, a recém autarca de Melitopol, ocupada pela Rússia, anunciou este domingo que "canais de televisão russos" vão começar a transmitir na região. Segundo noticiou a CNN Internacional, a presidente da Câmara alegou que havia "um grande défice de informações fidedignas a circular", como justificação para a decisão de transmissão.

Galina Danilchenko foi empossada autarca de Mariupol, depois do antecessor ter sido sequestrado por forças russas

Biden e Macron falam ao telefone sobre a Ucrânia: segundo o comunicado da Casa Branca, citado pela Reuters, os líderes enalteceram o compromisso dos dois países em responsabilizar a Rússia pela invasão da Ucrânia.

A Rússia bloqueou o acesso à costa do Mar Negro e isolou Ucrânia das rotas de comércio marítimo, diz a Inteligência britânica. O relatório diário do ministério da Defesa do Reino Unido deste domingo sobre a guerra na Ucrânia acrescenta que a força naval russa continua a lançar ataques contra alvos em território ucraniano. A Defesa britânica evidencia ainda que a Rússia já efetuou com sucesso uma operação anfíbia no Mar de Azov, algo que deverá repetir-se ao longo das próximas semanas.

Volodymyr Zelensky pediu, mais uma vez, à NATO para estabelecer uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, alertando que, caso não o faça, os seus Estados-membros poderão ser atingidos por projéteis russos. ,“Se não encerrarem o nosso céu, é apenas uma questão de tempo até que mísseis russos caiam no vosso território, no território da NATO, nas casas dos cidadãos da NATO”, afirmou Zelensky numa mensagem de vídeo transmitida pouco depois da meia-noite local

A situação em Mariupol deteriora-se: a administração da cidade confirmou que uma grande caravana de ajuda humanitária destinada à cidade estava presa em Berdyansk, cerca de 80 quilómetros a oeste. Berdyansk está sob controlo da Rússia. Um morador de Mariupol pintou uma imagem sombria da situação na cidade , dizendo "O mundo não sabe o que está a acontecer aqui... Isto é um horror".

A República Checa planeia enviar mais ajuda militar à Ucrânia, no valor de pelo menos 30 milhões de euros, disse o porta-voz do governo, Václav Smolka, à CNN Internacional. Václav Smolka recusou-se, contudo, a dar mais detalhes sobre o pacote de ajuda, mas disse que o prazo de entrega depende de quando o governo checo poderá obter "o material necessário". A República Checa já se comprometeu, a 26 de fevereiro, com um “envio de armas para a Ucrânia” no valor de mais de 8 milhões de euros para um “local à escolha dos ucranianos”.

A Austrália anunciou um novo pacote de sanções contra os oligarcas russos e respetivas famílias. O anúncio foi feito pelo ministério dos negócios estrangeiros australiano, citado pela CNN Internacional. No total, fazem parte da lista 33 pessoas, incluindo Roman Abramovich, o CEO da Gazprom, Alexey Miller, e Dmitri Lebedev, líder da Rossiya, uma das maiores transportadores aéreas russas.

 

 

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados