Hélio Doyle foi chamado ao Palácio do Planalto para discutir a repercussão das suas palavras. “Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da EBC”, esclareceu
O Governo de Lula da Silva demitiu esta quarta-feira o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, por ter partilhado nas suas redes sociais que quem apoia Israel é um idiota.
"Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante", lia-se no texto escrito pelo ilustrador brasileiro Carlos Latuff e partilhado no X (antigo Twitter) por Hélio Doyle.
Minha solidariedade com Hélio Doyle, demitido da EBC por ter retuitado uma postagem minha.
Já é manjada a tática de criminalizar críticas feitas contra o apartheid israelense.
Reitero. Quem apoia Israel e sua campanha de destruição em Gaza não só é idiota como também desonesto. pic.twitter.com/ut2pG0UwWv
— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) October 18, 2023
Esta partilha, entretanto apagada, gerou críticas ao longo do dia, tendo o então presidente da EBC sido chamado ao Palácio do Planalto em Brasília para discutir o assunto com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
“Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao Governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros”, escreveu Hélio Doyle no X. “Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da EBC”, acrescentou o antigo jornalista.
O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de +
— Hélio Doyle (@heliomdoyle) October 18, 2023
A EBC é responsável pela gestão da TV Brasil, da Agência Brasil e de outras plataformas de comunicação do governo federal.