Presidente da Empresa Brasil de Comunicação demite-se depois de ter dito nas redes sociais que quem apoia Israel é idiota

Agência Lusa , MJC
18 out 2023, 23:42
Hélio Doyle (DR)

Hélio Doyle foi chamado ao Palácio do Planalto para discutir a repercussão das suas palavras. “Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da EBC”, esclareceu

O Governo de Lula da Silva demitiu esta quarta-feira o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, por ter partilhado nas suas redes sociais que quem apoia Israel é um idiota.

"Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante", lia-se no texto escrito pelo ilustrador brasileiro Carlos Latuff e partilhado no X (antigo Twitter) por Hélio Doyle.

Esta partilha, entretanto apagada, gerou críticas ao longo do dia, tendo o então presidente da EBC sido chamado ao Palácio do Planalto em Brasília para discutir o assunto com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

“Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao Governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros”, escreveu Hélio Doyle no X. “Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da EBC”, acrescentou o antigo jornalista.

A EBC é responsável pela gestão da TV Brasil, da Agência Brasil e de outras plataformas de comunicação do governo federal. 

Brasil

Mais Brasil

Patrocinados