Global Media avança com despedimento coletivo a dois dias da greve de jornalistas

12 mar, 12:49
Protesto dos jornalistas da Global Media (Miguel A. Lopes/Lusa)

Direção do Diário de Notícias despedida. Assume a direção do jornal Bruno Contreiras Mateus, atual diretor do Dinheiro Vivo

O grupo Global Media (GMG) avançou esta terça-feira com um processo de despedimento coletivo. Num comunicado interno a que a CNN Portugal teve acesso, o grupo justifica o despedimento com a "complicadíssima situação financeira que resultou da gestão dos últimos meses, cujo impacto foi público".

Com o processo de reestruturação, também o diretor do Diário de Notícias, José Júdice, e a restante direção saem do grupo. A direção interina do Diário de Notícias vai ser assumida por Bruno Contreiras Mateus, atual diretor do Dinheiro Vivo, que assegura a transição durante três meses antes de, também ele, deixar o GMG.

"Estando conscientes de que este processo tem grande impacto nas operações do Diário de Notícias, tudo faremos para minorar as suas consequências. A verdade é que a situação atual era insustentável, tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista da equidade com os profissionais que há muito tempo mantêm viva a chama editorial do Diário de Notícias. Por isso se impunha esta decisão, que visa também lançar um projeto renovado para o DN, que será desenvolvido em articulação profunda com a atual redação."

O despedimento coletivo acontece a dois dias da greve geral de Jornalistas, marcada para esta quinta-feira.

Ao que a CNN Portugal apurou, as revistas Men's Health e Women's Health não estão abrangidas no despedimento coletivo, que afeta colaboradores com contratos celebrados desde setembro de 2023.

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados