Alemanha
49'
1 - 0
Hungria

Giro: João Almeida conquista a 16.ª etapa e sobe a segundo da geral

23 mai 2023, 16:01
João Almeida vence 16.ª etapa do Giro 2023 (Photo by LUCA BETTINI/AFP via Getty Images)

Foi a primeira vitória do ciclista português numa etapa de uma Grande Volta; Geraint Thomas é o novo camisola rosa

João Almeida (UAE Emirates) fez um brilharete e conquistou a 16.ª etapa do Giro, subindo ao segundo lugar da classificação geral.

Na subida final, o corredor português estava inserido no grupo dos favoritos e atacou à entrada para os cinco quilómetros finais e conseguiu deixar Primoz Roglic, terceiro da geral à entrada para esta tirada, para trás. No entanto, o britânico Geraint Thomas respondeu bem ao ataque e seguiu na roda do luso. 
 

Os dois ciclistas alcançaram e ultrapassaram o grupo da frente e ficaram os dois para a discussão da etapa a três quilómetros do fim. Nos últimos metros, Almeida foi mais forte e conquistou a 16.ª etapa: foi a primeira vitória da carreira numa etapa de uma grande volta, a terceira de um ciclista nacional na Volta a Itália depois de Rúben Guerreiro, em 2020, e Acácio da Silva, em 1985.

 

Apesar de ter terminado em segundo lugar na etapa, Geraint Thomas é o novo camisola rosa da prova. Bruno Armirail, líder da geral à entrada para esta etapa, foi o grande derrotado do dia: perdeu mais de quatro minutos e caiu para a sétima posição.

Geraint Thomas lidera a classificação geral com mais 18 segundos que João Almeida. Por sua vez, Primoz Roglic é terceiro a 29 segundos do camisola rosa.

Os dez primeiros da classificação geral:

1.º Geraint Thomas
2.º João Almeida, a 18 segundos 
3.º Primoz Roglic, a 29 segundos
4.º Damiano Caruso, 2,50 minutos
5.º Edward Dunbar, 3,03 minutos
6.º Lennard Kamna, 3,20 minutos
7.º Bruno Amirail, 3,22 minutos
8.º Andreas Leknessund, 3,30 minutos
9.º Thymen Arensman, 4,09 minutos
10.º Lauren de Plus, 4,32 minutos

Relacionados

Patrocinados