Manuel Fernandes: «Se perdermos no Bessa tudo fica mais dificil»

20 abr 2001, 14:30

Sonho do título pode acabar no sábado O técnico dos «leões» admite que o jogo do próximo sábado, frente ao Boavista, é determinante para o sonho do título leonino, mas salienta que «a pressão está do lado das duas equipa». Confiante nos seus jogadores, Manuel Fernandes deixa um alerta: «No contra-ataque, os homens do Boavista são exímios.»

«Está previsto um excelente jogo, entusiasmante, num óptimo estádio para jogar futebol». É assim que o treinador do Sporting, Manuel Fernandes, antevê o encontro do próximo sábado, frente ao Boavista, que poderá decidir a continuidade dos «leões» na corrida pelo título de campeão nacional. 

«É um jogo em que, se ganharmos, podemos manter as aspirações ao título, se perdemos ficamos a dez pontos do Boavista e a sete do Porto e aí tudo fica mais difícil», referiu. Por isso, Manuel Fernandes garantiu que vai «apresentar o Sporting mais forte» que estiver ao seu alcance, apesar das limitações decorrentes das lesões que afectaram vários jogadores do plantel na última semana. 

«Houve vários jogadores que só nos últimos dias trabalharam sem limitações, mas que têm mais tempo de jogo que os restantes, por isso acredito que não se vão ressentir», garantiu o técnico, que não poderá contar com o central Beto, considerado inapto para a competição pelo departamento médico do clube. 

«O Beto infelizmente não recuperou, mas acredito nos outros jogadores que tenho e que no último jogo demonstraram o que valem. Por outro lado, o André Cruz recuperou. Se ficássemos sem os dois centrais seria muito pior», considerou.  

A dúvida em relação à recuperação do central brasileiro manteve-se até à manhã de hoje (sexta-feira), mas no treino, realizado à porta fechada, o jogador demonstrou que estava apto para jogar. Por precaução, Manuel Fernandes convocou o jovem Santamaria, sub-capitão da equipa B de Alvalade, que classificou como «um miúdo calado mas desinibido». 

Outra das novidades da convocatória foi a chamada de Sá Pinto, que está de volta após um longo período de paragem, decorrente de uma intervenção cirúrgica realizada no passado mês de Dezembro. «O Sá Pinto veio de uma lesão que não é fácil. É um jogador experiente que tem de transmitir ao treinador que está a ficar bem. Temos conversado muito e esta semana deu-me garantias que poderia ajudar a equipa. Está entre os 19 convocados e todos eles podem jogar de início», salientou Manuel Fernandes. 

«Um jogo em que nem sequer há tempo para respirar», classificou o técnico leonino 

Apesar de o Boavista considerar que a pressão do encontro do próximo sábado, a realizar pelas 19 horas no Estádio do Bessa, está do lado dos homens de Alvalade, Manuel Fernandes discorda. «A pressão está do lado das duas equipas. Antes do jogo começar é natural que exista alguma ansiedade porque todos querem jogar, mas depois essa pressão desaparece», referiu o ex-jogador, aludindo mesmo à sua experiência ao serviço do Sporting. 

«Este vai ser um jogo em que nem sequer há tempo para respirar», previu o técnico que garantiu ainda não ter definido qual o «onze» que alinhará frente à equipa de Jaime Pacheco. «Tenho duas hipóteses para apresentar no Bessa e ainda vou estudar um pouco melhor alguns aspectos do adversário. Amanhã logo decidirei», referiu 

Analisando a formação boavisteira, o técnico dos «leões» salientou que «o Boavista é uma equipa com jogadores muito rápidos e imprevisíveis, que trabalham muito na zona central do terreno». E alerta: «No contra-ataque são exímios.» 

Em análise ao último jogo da equipa, frente ao Estrela da Amadora, que terminou com a vitória por 1-0, Manuel Fernandes considerou que «o adversário criou algumas oportunidades, não muitas, mas o Sporting não foi consistente e isso é um facto». O técnico dos «leões» salientou que «ninguém põe em causa a capacidade dos jogadores do Sporting» e que a equipa de Alvalade «tem fibra e vai com certeza demonstrá-lo». 

No final, Manuel Fernandes salientou que o Sporting deverá apresentar no Bessa «uma equipa atrevida» e deixou um apelo aos seus jogadores: «Peço que ponham toda a sua classe em campo.»

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados