Sub-21: treino com peripécias em Istambul

13 out 2002, 19:35

Relvado em péssimo estado Caçador tentou desvalorizar o incidente, mas a recepção turca esteve longe do que seria exigível.

Chuva, trovoada e um terreno esburacado foram os «condimentos» que hoje, domingo, acompanharam o primeiro treino em Istambul da selecção portuguesa de futebol de sub-21, que terça-feira defronta a Turquia para a fase de qualificação do Euro-2004 da categoria.

Se relativamente à intempérie não se podem atribuir responsabilidades à Federação Turca de Futebol, a verdade é que o mesmo organismo disponibilizou à congénere portuguesa um relvado impróprio para o primeiro treino em solo adversário, um dos campos de treino do Besiktas.

Quando confrontados com as péssimas condições oferecidas, os responsáveis da comitiva portuguesa questionaram os elementos da organização, mas receberam como justificação o facto de o outro relvado disponível, também no mesmo complexo, não ter a relva aparada, conta a agência Lusa.

Era natural a insatisfação por parte da equipa técnica chefiada por Rui Caçador, mas o próprio preferiu reagir com alguma ironia à indelicadeza turca, recordando que já participou em Europeus das categorias mais jovens em relvados com piores condições.

Sem querer criar conflitos ou encontrar desculpas, Rui Caçador lembrou que a selecção de sub-21 cumpriu praticamente uma semana de estágio em Rio Maior antes da partida para a Istambul, uma preparação que não terá sido prejudicada por este pequeno «percalço». «Já estamos habituados a este tipo de condições», limitou-se a

comentar, frisando que segunda-feira, véspera do confronto, a selecção já poderá ultimar os últimos pormenores técnicos no «palco» do confronto, o relvado do Estádio Inonu, propriedade do Besiktas, isto porque a UEFA assim o obriga.

Preferindo não tecer mais considerações relativamente à «delicadeza» turca, Rui Caçador enalteceu o facto de ter podido contar com todos os jogadores, uma vantagem que não tem sido habitual na fase de preparação para este difícil confronto.

Ainda em Rio Maior, Bosingwa (Boavista) e Jorge Ribeiro (Varzim) apenas integraram em pleno os trabalhos na quinta-feira, por compromissos com os respectivos clubes, enquanto Tiago (Benfica) só recuperou um dia depois de uma entorse sofrida no passado fim-de-semana.

Quando tudo indicava que Rui Caçador já poderia contar com todos os jogadores seleccionados, Santamaria sofreu uma entorse no jogo-treino de sexta-feira, véspera da partida para Istambul, mas, ao contrário das previsões mais pessimistas, o defesa central do Marco treinou hoje sem limitações.

«Santamaria esteve a treinar com os companheiros e esta é a boa notícia de hoje», frisou Rui Caçador, que ainda não definiu o esquema da equipa relativamente ao jogo de terça-feira. Depois de, durante a manhã ter visionado o vídeo do encontro de sexta-

feira entre a Macedónia e a Turquia, que os próximos adversários de Portugal venceram folgadamente por 4-0, Rui Caçador, pouco impressionado com o resultado, vai ainda ponderar o "onze" para o confronto.

«Ao contrário do que se possa pensar, o jogo foi equilibrado até à recta final, altura em que a Macedónia quebrou fisicamente e permitiu a goleada», comentou o técnico dos sub-21. Os pupilos de Rui Caçador cumprem então terça-feira, e já num relvado em condições, o derradeiro treino antes do confronto com os turcos, precisamente à hora do jogo ¿ 19 horas (17 em Lisboa) ¿ para a habitual adaptação ao relvado e luz artificial.

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados