Palácio de Buckingham anuncia que rainha Isabel II está infetada com covid-19

20 fev 2022, 11:49

Rainha de Inglaterra tem sintomas leves e deverá manter "algumas obrigações" em Windsor

A rainha Isabel II está infetada com covid-19, avança a agência Reuters, citando um comunicado do palácio de Buckingham.

Segundo a BBC, a rainha de Inglaterra, de 95 anos, está com sintomas leves, semelhantes aos de uma constipação. A monarca deverá manter "algumas obrigações" em Windsor, segundo o comunicado, ao longo da próxima semana. 

"A rainha continuará a receber assistência médica e seguirá as recomendações apropriadas", informa a mesma declaração. 

Atualmente, os infetados com covid-19 no Reino Unido têm de se isolar durante 10 dias. Porém, a partir da próxima semana, desaparece a obrigação de auto-isolamento, de acordo com o plano do governo britânico para "viver" com a covid-19, anunciou entretanto Boris Johnson.

Recorde-se que a rainha tinha estado em contacto com o filho mais velho, o príncipe Carlos, que testou positivo para covid-19 na semana passada. Entretanto, também Camilla, a mulher de Carlos, anunciou que estava infetada

Isabel II celebrou a 6 de fevereiro o jubileu de platina, por ter assumido o trono britânico há 70 anos. Por ocasião do jubileu, a rainha marcou presença no maior evento público em mais de três meses, encontrando-se com trabalhadores de organizações de solidariedade em Sandringham.

Segundo a imprensa britânica, a monarca recebeu três doses da vacina contra a covid-19, notícia que não foi confirmada pelo palácio de Buckingham.

 

Vários políticos reagiram entretanto à notícia da doença da rainha, nomeadamente o primeiro-ministro, Boris Johnson, que desejou à rainha um "rápido regresso a uma boa saúde vibrante".

 

O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, já desejou uma "rápida recuperação" a Isabel II, bem como o autarca de Londres, Sadiq Khan, que elogiou o compromisso "inabalável" da monarca com o país. Também o líder da oposição, Keir Starmer, desejou as melhoras à rainha em seu nome e em nome de todos os Trabalhistas do Reino Unido. 

 

 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados