Polícias portugueses rumo à Holanda

8 jun 2000, 23:55

Para integrar força multinacional

Sete elementos da PSP e dois da GNR partem no sábado (10 de Junho) para a Holanda, onde vão integrar uma força de cooperação internacional composta por agentes dos 16 países envolvidos no Euro 2000. 

A missão principal do contingente português é o acompanhamento dos adeptos nacionais «por onde quer que andem», conforme explicou ao www.maisfutebol.iol.pt o líder da missão, Guedes da Silva, super-intendente da PSP. 

«A nossa função é de enquadramento e auxílio aos adeptos portugueses, não de controlo», acrescentou Guedes da Silva, que na qualidade de coordenador da operação passará a maior parte do tempo junto da organização central das forças de segurança na Holanda e na Bélgica. 

Um décimo elemento português, major da GNR, integra a comitiva como observador. Em 2004, quando Portugal organizar o Europeu, o estádio de Faro-Loulé ficará em área de jurisdição da GNR, pelo que também a força militarizada estará atenta à forma como holandeses e belgas tratarão as questões da segurança. 

Portugal, com os seus nove elementos, é o sexto país mais representando na força internacional, a par da Turquia. A Inglaterra disponibilizou para acompanhamento dos seus adeptos 21 homens, a Alemanha 17, a Bélgica 15, a Holanda 14 e a França 12. 

Abaixo de portugueses e turcos estão a Espanha (oito elementos), a Suécia e a Noruega (sete), a Roménia, a Eslovénia, a Itália e a República Checa (todos com seis), a Dinamarca (quatro) e a Jugoslávia (três).

Mais Lidas

Patrocinados