Liga dos Campeões: Figo perto da sua primeira final

1 mai 2002, 13:00

Real Madrid recebe Barcelona com vantagem de dois golos O Real Madrid recebe o Barcelona com uma vantagem de dois golos conseguida na primeira mão.

Figo está a um passo da sua primeira final da Liga dos Campeões. O Real Madrid recebe esta quarta-feira o Barcelona, na segunda mão das meias-finais da prova, mas a vantagem conquistada há uma semana em Camp Nou (vitória por 2-0) coloca os merengues bem próximo do jogo decisivo, em Glasgow, a 15 de Maio, frente ao Bayer Leverkusen.

As declarações optimistas de jogadores e treinador do Barcelona, que acreditam poder recuperar da desvantagem num ambiente hostil, mereceram da parte do extremo português uma resposta mordaz. Em declarações à Rádio Marca, Figo foi lapidar: «Quando se perde por 0-2 o melhor é estar calado e fazer bem as coisas».

No final da partida da primeira mão, Coco, defesa italiano do Barcelona, criticou o Real Madrid por ter jogado de forma defensiva. Na altura Zidane respondeu, agora Figo apoiou o seu colega de equipa. «Zizou tem razão... Se jogámos amedrontados e vencemos por 2-0, imagine-se o que se teria passado se tivéssemos jogado de forma normal...»

Figo disse ainda querer «há muito tempo jogar a final da Liga dos Campeões», mas garantiu que não se sente mais motivado nos encontros desta competição. «Nunca se joga para perder ou empatar», afirmou, garantindo que a motivação para ganhar é sempre a mesma quando entra em campo.

O português não participou na partida em Barcelona da semana passada por castigo, mas regressa agora à equipa. O Real Madrid não conta com os lesionados Sávio e Morientes, pelo que o treinador Vicente del Bosque optou por convocar o jovem Portillo, goleador da equipa B. «Não quero olhar para o banco, se as coisas correrem mal, e não ter opções», justificou.

Geremi, Iván Campo e Celades, por opção, ficaram também de fora da lista de 18 convocados para o encontro desta noite (19.45 horas).

O Barcelona volta a jogar sem o brasileiro Rivaldo, tal como na partida da primeira mão, que não recuperou de uma distensão do ligamento colateral interno do joelho direito. Reiziger, Andersson e Gerard também estão lesionados.

Em relação à equipa que Carlos Rexach apresentou no jogo da semana passada, há mais duas importantes opções: Puyol regressa depois de lesão, Xavi depois de castigo.

Boa notícia para os catalães é também a recuperação de Luis Enrique, que acusou problemas musculares no jogo com o Villarreal do passado fim-de-semana. No último treino antes da partida de hoje o médio ofensivo espanhol não apresentou queixas e deverá ser titular, o que relegará Overmars para o banco. Sergi e Dani Garcia regressam aos convocados depois de prolongada ausência, mas não deverão jogar.

Equipas prováveis:

Árbitro: Pierluigi Collina (Itália)

Real Madrid - César; Michel Salgado, Hierro, Helguera e Roberto Carlos; Makelele; Figo, Zidane e Solari; Guti e Raúl.

Outros convocados: Casillas, Karanka, Pavón, Flávio Conceição, McManaman, Munitis e Portillo.

Barcelona - Bonano; Puyol, Abelardo, Frank de Boer e Coco; Rochemback, Cocu e Thiago Motta; Luis Enrique; Kluivert e Saviola.

Outros convocados: Reina, Christanval, Sergi, Xavi, Gabri, Overmars, Geovanni e Dani Garcia.

Mais Lidas

Patrocinados