Cathy Freeman e Michael Johnson passeiam para a vitória

25 set 2000, 11:48

Favoritos não dão hipóteses nas finais dos 400 m Os favoritos à vitória nas finais olímpicas dos 400 m não deram hipóteses à concorrência. Cathy Freeman veio de trás para conquistar o seu título olímpico. Johnson renovou a vitória depois de ter deixado o jamaicano Haughton andar na frente. É o primeiro homem a conservar o título olímpico dos 400 m.

A australiana Cathy Freeman e o norte-americano Michael Johnson confirmaram o seu favoritismo nas finais dos 400 m dos Jogos Olímpicos de Sydney. Ambos vieram de trás para afirmar, na recta final, toda a sua supremacia. 

Cathy Freeman, com um novo visual, num fato completo muito justo, que lhe cobria inclusivamente a cabeça, pareceu começar mal a prova. Mas depressa se percebeu que a vice-campeã olímpica não tinha oposição, sobretudo depois da desistência da campeã olímpica em título, a francesa Mari-José Perec.  

Freeman, a atleta que acendeu a pira olímpica na cerimónia de abertura dos Jogos, correu sob os aplausos de todo o estádio Austrália e terminou a prova em 49,11s, contra 49,58s da segunda classificada, a jamaicana Lorraine Graham. 

Johnson revalida título 

Na final masculina, o jamaicano Gregory Haughton tentou a fuga para a frente e fez um início de corrida muito rápido. Johnson não acompanhou, de início, mas rapidamente estugou o passo e tomou a dianteira, para revalidar o título, com o tempo de 43,84s. 

Johnson, recordista mundial da distância, bem como dos 200 m, tornou-se assim o primeiro homem a conservar o título olímpico dos 400 m. Johnson, que tem 33 anos e deve estar a competir nos seus últimos Jogos Olímpicos, comentou a proeza.  

«Acrescenta um pouco mais de história ao meu currículo, e põe fim da melhor forma à minha carreira olímpica», disse à BBC Johnson, que ainda vai competir em Sydney nos 4x400 m. Aí, o objectivo é de novo o ouro, diz o homem do fio e dos sapatos dourados: «Espero terminar a minha carreira sem bronze e prata.»  

Em segundo ficou o também norte-americano Alvin Harrison, com 44,40s, e Haughton acabou por garantir a medalha de bronze, terminando em 44,70s.

Mais Lidas

Patrocinados