Itália: Lazio interrompe jejum de seis meses

18 nov 2001, 17:41

Primeira vitória fora, com Couto a titular Fernando Couto foi o único português a ganhar, numa ronda que acentuou a crise da Fiorentina e confirmou que o Milan ainda não engrenou.

O fim da série negra da Lazio ¿ que venceu um jogo for a pela primeira vez desde 12 de Maio ¿ e mais uma exibição decepcionante do Milan, que perdeu a oportunidade de atingir o segundo lugar da classificação, foram as notas de destaque da 11ª jornada da Série A, que prosseguiu na tarde deste domingo. 

Enquanto Rui Costa e o Milan continuaram a marcar passo, cedendo um comprometedor empate a zero em São Siro, diante do Piacenza, a Lazio conseguiu o resultado mais expressivo da ronda, impondo-se por 4-1 no terreno da Udinese. Com Fernando Couto novamente titular, a equipa de Zaccheroni só conseguiu abrir o marcador aos 54 minutos, por Crespo. A Lazio contou com uma boa ajuda da Udinese, que ficou reduzida a nove elementos pelas expulsões de Bertotto e Gargo. 

Liverani e Claudio Lopez acentuaram a supremacia dos visitantes, ainda antes de Crespo, em veia goleadora, fechar a contagem, aos 90 minutos, conseguindo o seu quinto golo em apenas dois jogos. Fernando Couto teve actuação segura, sendo substituído a três minutos do fim, por Dino Baggio. Com este resultado, a Lazio subiu ao sétimo posto, com o Milan no ponto de mira e começando a apagar a péssima impressão deixada no início da época. 

Primeiro empate da época para a Fiorentina 

Outro português em acção este domingo foi Nuno Gomes, que actuou os 90 minutos no primeiro empate da Fiorentina ¿ que já está abaixo da linha de água - esta temporada, no estádio Artemio Franchi. A equipa de Mancini, em evidente crise de confiança e motivação, não conseguiu superiorizar-se ao Torino, um concorrente directo na fuga à despromoção, e acabou mesmo o jogo com o credo na boca, face às oportunidades desperdiçadas pelos visitantes nos últimos minutos. A exemplo da sua equipa, que deixou o campo sob uma forte chuva de apupos, Nuno Gomes teve poucas ocasiões para desequilibrar na área assinando exibição discreta. 

Nos outros jogos, realce para a vitória da Juventus diante do Parma (3-1), num jogo que só ficou decidido no último quarto de hora, com golos de Trezeguet e Del Piero, e ainda para a oportunidade desperdiçada pelo Bolonha, que ao ser derrotado pela margem mínima no terreno do Lecce deixou fugir a possibilidade de chegar ao segundo posto. 

Assim, a combinação de resultados resultou a favor do surpreendente Chievo Verona, que esta noite defronta o Verona com a certeza de que, aconteça o que acontecer, não vai perder a liderança do Campeonato, podendo mesmo dilatá-la para uns confortáveis quatro pontos, caso consiga vencer o derby

Resultados da 11ª jornada: 

Sábado (17/11) 

Roma-Inter, 0-0 

Domingo (18/11) 

Milan-Piacenza, 0-0 

Udinese-Lazio, 1-4

(Caballero, 76) (Crespo, 54 e 90; Liverani, 74; Lopez, 85) 

Juventus-Parma, 3-1

(Trezeguet, 9 e 90; Del Piero, 75) (Lamouchi, 24) 

Fiorentina-Torino, 0-0 

Perugia-Brescia, 1-1

(Zé Maria, 14 g.p.) (Toni, 8) 

Lecce-Bolonha, 1-0

(Cirillo, 36) 

Atalanta-Veneza, 1-0

(Rossini, 29) 

Verona-Chievo, 19.30 h

Patrocinados