«Os adeptos merecem que ganhemos na Suíça», diz Octávio

9 ago 2001, 00:16

F.C. Porto-Grasshopper, 2-2 (reportagem) O técnico portista admitiu que a saída de Deco foi o ponto de viragem, mas sublinha que é possível dar a volta à eliminatória. «Na Suíça, o Porto vai pegar no jogo»

Sem disfarçar uma certa frustração, Octávio Machado, o treinador do F.C. Porto, foi pragmático no final do encontro. «Vamos tentar resolver a eliminatória na Suiça», reforçou o técnico, que fez questão de sublinhar que ainda acredita na qualificação. 

«O futebol é fértil em surpresas», comentou o técnico, para início de análise. «Agora», acrescentou, «só nos resta uma solução: ganhar na Suiça. Tudo faremos para conseguir esse objectivo. Os adeptos que aqui estiveram merecem esse esforço da nossa parte». 

Octávio admitiu que a saída de Deco dificultou as coisas: «É normal. Deco é um excelente jogador, tem uma qualidade de passe soberba, mas temos que encontrar soluções». O técnico portista ressalvou que, na sua perspectiva, a sua equipa foi um pouco infeliz. «Dominámos toda a primeira parte, podíamos ter chegado ao golo por mais vezes, mas isso, infelizmente, não foi possível. Na segunda parte, tentámos aumentar, mas fomos apanhados de surpresa com os dois golos do Grasshopper. Nunca desistimos, mantivemos um grande ritmo de jogo, e chegámos ao empate». 

«Ganhar ou empatar 3-3...» 

Sem largar o discurso pragmático, Octávio insistiu que a única solução é «ganhar na Suiça». «Ou então, empatar 3-3 ou 4-4...», ironizou. E como foi possível o Porto sofrer dois golos nas Antas? Octávio ensaiou algumas explicações: «Talvez a ansiedade, a ansiedade de resolver as coisas... Vamos ter que corrigir essa falha na Suiça, sabemos que não vai ser fácil, porque o Grasshopper não é uma equipa qualquer».  

Garantindo que não está desiludido com o comportamento dos seus jogadores, Octávio Machado adianta que o Porto vai pegar no jogo na Suiça: «Claro que vamos, temos essa obrigação... Vamos pegar no jogo, ainda que respeitando o Grasshopper, que é uma grande equipa». 

Sobre Hélder Postiga, Octávio comentou que «é um jovem com valor. Não fez a pré-temporada connosco, começou na equipa B mais tarde, mas tem-se mostrado uma opção válida e vamos continuar a apostar nele». 

Textos relacionados: 

Octávio não sabe se pode contar com Deco no segundo jogo com o Grasshopper 

Dias da Cunha: «Acredito que o Porto vai ganhar na Suíça» 

Nuñez (Grasshopper): «Provámos ter uma grande equipa» 

Deco em dúvida para os próximos jogos do F.C. Porto 

Treinador suíço avisa que os portistas ainda podem vencer segunda mão

Patrocinados