«Braga vai procurar ganhar o jogo», avisa Fernando Santos

27 abr 2001, 15:05

Treinador do F.C. Porto adivinha dificuldades Atento ao campeonato dos arsenalistas, o técnico não espera facilidades, pois «o Braga é um dos candidatos às competições europeias». O mais importante não é saber se a equipa «vai jogar em 4x3x3 ou 4x2x4», mas «a dinâmica de jogo». Sem dúvidas diz que «só uma catástrofe levaria a que Sporting e Benfica fossem campeões nacionais».

Este fim-de-semana pode alterar muita coisa nos primeiros lugares do campeonato, com o Benfica a jogar na Luz, o Boavista a deslocar-se a Alverca e o F.C. Porto a receber o Alverca. Muita coisa pode mudar, ou talvez não. 

Para Fernando Santos nenhum destes factores deve condicionar a actuação da equipa no próximo domingo e o mesmo aplica-se à integração tardia dos internacionais Nélson, Jorge Andrade, Paredes, Alenitchev e Pavlin. Tudo isso é menorizado, em relação ao factor principal, que é a equipa do Sp. Braga. 

«As perturbações podem ser causadas pelo Braga», reafirma o treinador, que não se cansa de elogiar o próximo adversário, considerando que a equipa de Manuel Cajuda «tem provado ao longo do campeonato que é uma excelente equipa». Por isso, «vai ser um jogo entre o segundo e o quarto classificado, com ambições naturais no campeonato». 

Os excelentes resultados que os arsenalistas conseguiram alcançar frente aos grandes não são esquecidos por Fernando Santos, que salienta esse aspecto como fundamental para a motivação de uma equipa que o está a «surpreender», por conseguir manter o quarto lugar a apenas cinco jornadas do final da prova. «Será um adversário que nos irá colocar questões difíceis, mas compete-nos torneá-las para conseguir conduzir um jogo capaz de nos levar à vitória. Temos que ser mais fortes que o Braga, lutar em termos estratégicos e de aplicação da mesma forma e fazer prevalecer as capacidades colectivas e individuais», referiu. 

Não querendo destacar qualquer valor individual no adversário e sabendo-se que Fehér, Sousa e Riva vão estar ausentes, o técnico portista não acredita que o Sp. Braga assuma uma postura defensiva, aliás como tem sido normal «nos últimos dois anos». Como se trata de uma equipa que «luta por um lugar nas competições europeias» e que «vai jogar antes do Sporting-Benfica», Santos acredita que o adversário «vai procurar ganhar o jogo». 

Como resposta, o F.C. Porto terá de fazer o seu melhor e sem se submeter à rigidez dos esquemas tácticos. «Mais importante que o 4x3x3 ou 4x2x4, o que interessa essencialmente é a dinâmica de jogo. Em casa temos que manter aquilo que tem sido padrão nos últimos três anos, que é ser um equipa pressionante, que procura roubar a bola ao adversário mais perto da sua área e que depois tenta desenvolver o seu jogo», avisou. Para sustentar a esta ideia vêm os resultados positivos dos últimos jogos, dado que a equipa venceu os últimos seis jogos. «Ganhar é sempre uma forma de tranquilidade». 

Numa perspectiva mais ampla e em relação aos seus mais directos adversários, o treinador não tem dúvidas de que «só há duas equipas a lutar pelo título, com uma clara vantagem para o Boavista» e não deixa de revelar que espera «que o Boavista escorregue e que o Porto ganhe». Na sua opinião, «nesta altura só uma catástrofe permitiria que o Sporting e o Benfica chegassem a campeões nacionais».

Patrocinados