Toni: «Se não houver Sokota temos alternativas na equipa B»

21 set 2001, 13:22

Mawete ou Pepa podem render croata no Restelo Toni está consciente das dificuldades que o Benfica vai encontrar no Restelo. Não só pelo valor do adversário, mas também pelas importantes baixas na sua equipa. Zahovic continua indisponível e Sokota correr sérios riscos de também não defrontar o Belenenses.

Toni está consciente das dificuldades que o Benfica vai encontrar no Restelo. Não só pelo valor do adversário, que destacou, mas também pelas importantes baixas na sua equipa. Zahovic continua indisponível e Sokota correr sérios riscos de também não jogar no Restelo. As alternativas, segundo o técnico, passam por jogadores da equipa B. Mawete ou Pepa deverão fazer companhia a Mantorras na frente de ataque da equipa da Luz. 

O Belenenses atravessa um período positivo. Depois da convicente vitória (3-0) sobre o Sporting, a equipa de Marinho Peres foi à Póvoa do varzim, onde o Benfica empatou (2-2) na jornada inaugural, golear por 5-1. «Para um candidato ao título sabemos que não jogos fáceis e este não foge à regra. Não é preciso recuar muito tempo. Se quisermos recuar só três semanas, temos na memória o resultado negativo que o Sporting fez diante do Belenenses, mas se quisermos recuar ainda mais uns meses sabemos que perdemos lá para o campeonato da época transacta», começou por dizer o técnico numa análise ao jogo do próximo domingo. 

No entanto, Toni diz conhecer bem a equipa do restelo e que tem soluções para contrariar os pontos fortes dos «azuis». «Estamos avisados para uma equipa que sofreu algumas amputações, duas ou três pedras, que foram colmatadas, privilegiando o mesmo modelo de jogo. Estamos preprados para tentar, com a concentração que tivemos neste último jogo frente ao F.C. Porto, e melhorando noutros aspectos, ultrapassar este obstáculo chamado Belenenses». 

O treinador do «encarnados» aguarda, sobretudo, um jogo interessante, pelo facto das duas equipas conhecerem-se muito bem. «O Belenenses mantém o mesmo modelo, que é sustentado e transporta para o jogo, como se viu frente ao Varzim, situações de bola parada. São sempre situações muito preparadas. Além disso, é uma equipa muito agressiva quando não tem a posse de bola e quando a tem privilegia muitos os ataques rápidos e o contra-ataque. Nós, tal como eles, conhecemo-nos bem. Será um jogo interessante». 

Apesar de não ter jogado nas competições europeias, o Benfica não teve uma semana descansada. Zahovic não recuperou e Sokota está em dúvida. Apesar de todos os condicionalismos, Toni considera que a semana correu bem. «Tentamos em cada semana preparar cada jogo visando o adversário que temos pela frente. Julgo que temos trabalhado bem, com algumas vississitudes é óbvio, com algumas lesões, mas no somatório geral, penso que temos trabalhado bem» 

Caso o avançado croata não esteja diponível, Toni conta apenas com Mantorras no plantel principal para a frente de ataque. A solução passa pela chamada de Mawete ou Pepa, jogadores da equipa B. «Durante a pré-época previlegiámos e orientámos o nosso trabalho para um modelo de jogo com algumas variantes e, agora, é dentro dessas ¿nuances¿ que orientámos o nosso trabalho. Se o Sokota não estiver em condições para o jogo, existem jogadores da equipa B. Essa equipa existe para que possamos ter qualidade num plantel único, de forma a podermos recorrer a esses jogadores». 

Peças relacionadas:

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados