Fernando Santos: «Ausências não podem ser desculpa»

30 mar 2001, 16:02

F.C. Porto em Alverca para ganhar A equipa das Antas está proibida de voltar a perder pontos na I Liga, pois isso pode traduzir-se numa fuga ainda mais inalcançável do Boavista. As condicionantes são significativas, mas Fernando Santos não se agarra a elas para se desculpabilizar de algo que nem sequer concebe.

O F.C. Porto está proibido de perder pontos e Fernando Santos não ousa desmenti-lo. O Boavista está longe, naturalmente mais confiante e, essencialmente, menos pressionado. Os portistas vão a Alverca com vontade renovada, quem sabe se motivados pelo recente sucesso frente ao Sporting, para a Taça de Portugal, mas não podem apresentar um onze ideal, uma vez que Deco e Secretário estão castigados, Pena e Esquerdinha estão aptos, mas só recentemente recuperaram de lesão e Alenitchev, Pavlin e Paredes estiveram a representar as respectivas selecções e não treinaram com o plantel durante toda a semana. Se juntarmos a este lote os nomes de Capucho, Secretário e Nélson, que estiveram envolvidos no Portugal-Holanda, concorda-se, sem esforço ou cedência significativa, que o treinador terá as escolhas condicionadas. «Neste clube já estamos habituados a essas situações», refere, resignado. «É sinal de que temos diversos jogadores de selecção». 

O plantel do F.C. Porto, apesar de tudo, apresenta profundidade suficiente para permitir que Fernando Santos retoque a estratégia sem beliscar, pelo menos teoricamente, o rendimento da equipa. «Vamos apresentar-nos em Alverca para vencer», assume, dispensando a contenção. «As ausências não podem servir de desculpa». As ideias do treinador parecem mais claras que nunca. Os rodeios ficam a aguardar por melhor oportunidade. «O Alverca não pode utilizar os jogadores emprestados pelo F.C. Porto? Essa é uma falsa questão. O Fehér também não jogou pelo Braga e eles ganharam-nos». Fernando Santos prevê dificuldades e lembra que Benfica e Sporting perderam na mesma visita. «Não espero facilidades», refere, certo que a sua equipa terá de suar bastante para evitar qualquer desgosto. «Vamos tentar superar as adversidades. É isso que nos compete se querermos ser campeões». 

Sem comentários sobre Drulovic 

Fernando Santos teminaria a conversa semanal com os jornalistas com uma única referência ao caso Drulovic, tema de todas as conversas recentes nas Antas. Não para criticar ou defender quem quer que seja, apenas para esclarecer uma situação que entende merecedora de clarificação. «Quero apenas que percebam que o F.C. Porto não recebeu qualquer convocatória da Jugoslávia para o jogador. Acredito piamente que tenha pedido dispensa, mas ninguém seu essa instrução». Sobre a aparente quebra de rendimento do avançado desde que a polémica surgir, nem uma palavra. «Sobre isso não faço comentários», esclareceu, sem dar tempo a insistências.

Patrocinados