Doping: IND entregou pedido de investigação de casos existentes

27 fev 2002, 19:24

Manuel Brito diz que o assunto está entregue à justiça O Instituto Nacional do Desporto entregou no Ministério Público um pedido de investigação dos casos de anti-doping

O Instituto Nacional do Desporto (IND) entregou esta quarta-feira no Ministério Público um pedido de investigação dos casos de anti-doping ocorridos em Portugal.

Em declarações à Lusa, Manuel Brito, presidente do IND, adiantou que o pedido se baseia em «casos específicos» e «situações genéricas» verificadas no futebol português nos últimos meses, ao abrigo dos dispositivos da lei anti-corrupção no desporto.

O responsável lembrou ainda que as pessoas «implicadas em práticas de dopagem incorrem em penas de prisão de dois anos». E acrescentou: «Até ao momento tenho falado sobre esta matéria, em diversos momentos. A partir de agora, entrego o caso às autoridades e não falo mais».

O pedido do IND ao Ministério Público acontece um dia depois do Conselho Nacional de Anti-Dopagem (CNAD) ter entregue «uma exposição sobre o doping em Portugal à FIFA, UEFA, Agência Mundial Anti-Dopagem e ao Comité Olímpico Internacional».

Paralelamente, a CNAD solicitou ao IND a realização de um inquérito à Federação Portuguesa de Futebol sobre a matéria, o qual «está a decorrer», segundo Manuel Brito.

Entretanto a Associação de Médicos de Futebol anunciou ontem, terça-feira, já ter pedido ao Ministério Público e à Policia Judiciária uma investigação a todos os elementos envovidos no processo de controlo anti-doping.

Patrocinados