Conheça o Paris Saint Germain, adversário do F.C. Porto

26 jul 2002, 10:17

Equipa do português Hugo Leal Já não vence o título francês há quatro temporadas. Conta com Ronaldinho Gaúcho e pode fechar as portas.

Paris Saint-Germain, o adversário do F.C. Porto esta sexta-feira é uma equipa com grandes tradições no futebol francês e cujo nome está associado à cultura desportiva portuguesa. Por lá passaram grandes nomes, como Humberto Coelho e João Alves e Artur Jorge, um dos treinadores mais conceituados a nível nacional. Agora, o clube já não tem a pujança financeira do passado, inclusive está à venda, mas ainda se faz respeitar junto dos adversários e é um crónico candidato ao título.

Nas suas fileiras, dois nomes lusitanos. O conhecido Hugo Leal, médio cerebral que já jogou no Benfica, e Filipe Teixeira, um jovem ponta-de-lança que ainda busca o seu espaço. Estes são apenas dois jogadores num plantel recheado de talentos como, por exemplo, os defesas argentinos Heinze e Pochetino e os médios brasileiros André Luiz e Ronaldinho Gaúcho, este último campeão do mundo pela selecção do seu país.

Presentemente orientado por Luis Fernandez, o Paris Saint-Germain tem na sua história dois títulos franceses ¿ o último deles, alcançado em 1994 sob a mão de Artur Jorge e com os brasileiros Ricardo Gomes e Valdo na manobra equipa ¿ cinco Taças de França, duas Taças da Liga e uma Taça das Taças (1997). Nada mão para quem apenas foi fundado há 32 anos e não tem as raízes de outros clubes da Europa do futebol.

Desde 1998 para cá, a principal equipa da capital francesa atravessa uma crise de confiança. Não conquistou qualquer título. Todos os investimentos são títulos no escuro e o treinador tem a difícil missão de moralizar os jogadores e os adeptos numa tarefa muito complicada. Há quem diga que há outros candidatos ao título com outra expressão como o Lyon. É uma questão de jogos...

Patrocinados