Zidane surpreendido com Portugal

26 jun 2000, 16:58

Campeão do mundo evoca memórias de 1984 Fazia 12 anos no dia em que a França derrotou Portugal nas meias-finais do Europeu de 1984. Zidane recorda esse jogo, que viu no estádio, com emoção. Mas é com respeito que fala da actual selecção portuguesa.

Portugal vai ser um adversário mais difícil para a França do que a Espanha. Palavra de Zinedine Zidane. O número 10 francês diz que também ele está impressionado com a selecção portuguesa, que vai defrontar na quarta-feira, para as meias-finais do Euro-2000.  

«Vai ser ainda mais difícil. Portugal surpreendeu-me. Tem muito talento no meio-campo, mas também tem avançados perigosos, como Nuno Gomes e Sá Pinto», diz Zizou, que voltou, no Euro-2000, às exibições de sonho que lhe garantiram a Bola de Ouro no ano do Mundial de França. 

Estreia em dia de aniversário 

Como todos os franceses, Zidane tem razões para recordar e respeitar o futebol de Portugal. A meia-final de 1984 e a vitória por 3-2 que abriu caminho à conquista do título para a França ainda estão bem vivas na memória de todos. Para Zidane, pelo resultado e por muitas outras razões. 

Zizou completava 12 anos naquele dia 23 de Junho de 1984. O miúdo de Mraselha, de origem argelina, teve uma prenda especial - foi ao Velódromo ver o jogo. «Era a primeira vez na minha vida que estava no estádio a ver a França jogar», recorda hoje Zidane.  

«Estávamos a perder e foi preciso um grande Jean Tigana e um golo no último minuto de Michel Platini. Nunca me senti tão feliz», diz o homem que sucede a Platini como número 10 da França e levou a sua equipa à conquista do título mundial de 1998.

Mais Lidas

Patrocinados