Dinamarqueses espantados com os gritos dos repórteres de rádio portugueses

21 set 2001, 17:52

«Goooooollllooooo» demorou mais de um minuto, diz um jornal nórdico...

A eficácia do Sporting acabou com as boas intenções do Midtjylland. É isso que acha a comunicação social dinamarquesa da vitória dos leões na partida de quinta-feira contra a equipa da península da Jutlândia. 

Além da diferença de qualidade dos jogadores de uma e outra equipa e das «boas intenções» dos jogadores locais, os jornalistas dinamarqueses também deram destaque à capacidade pulmonar dos repórteres das rádios portuguesas. 

Os calmos nórdicos ficaram espantados, na bancada de imprensa, com a maneira como os rádio repórteres portugueses transmitiram os golos do Sporting. Alguns dos jornalistas portugueses enviados ao estádio de Silkeborg são hoje alvo de apreciações em jornais como o BT ou o Berlingske Tidende. E elas tanto podem ser consideradas elogiosas como negativas. 

«Um rádio-reporter português conseguiu aguentar o seu grito de ¿goooooooolo¿ durante mais de um minuto. Acabou o grito com a mesma imponente potência do que no momento em que a bola entrou na baliza e provocou tremenda irritação nos jornalistas dinamarqueses, que deviam ter levado protectores para os ouvidos», escreve o BT. 

Unanimidade 

Na comunicação social dinamarquesa, a derrota do Midtjylland contra o Sporting tem nesta sexta-feira uma posição secundária, pois as vitórias do Brondby e o FC Copenhague nos seus jogos da Taça da UEFA ocupam a maior parte das primeiras páginas. 

O diário popular e desportivo BT fala de uma «derrota relativamente honrosa» e diz que a exibição do Midtjylland foi «a clássica história das exibições das equipas dinamarquesas em jogos internacionais: bom jogo, grandes oportunidades e disciplina... até errar». 

«Viu-se uma diferença clara numa partida entre uns dinamarqueses muito lutadores e um Sporting da elite profissional que, sem fazer mais do que era preciso, soube precisamente como e quando golpear», escreveu o correspondente do BT. 

O título do diário de referência Berlingske Tidende foi original: «Dança portuguesa com lobos» ¿ como são conhecidos o jogadores do Midtjylland. Na crónica o jornal destaca que a «eficácia portuguesa castigou a iniciativa dos jutlandeses». 

Também o Jyllands Posten resumiu a partida com um contundente título: «Chapada ao Midtjylland». O jornal insistiu que a chave da derrota da equipa da península da Jutlândia foi não saber aproveitar as oportunidades da primeira parte.

Patrocinados