Magny-Cours: Montoya sai na frente pela quinta vez consecutiva

20 jul 2002, 18:31

Schumacher em segundo, mas muito perto O colombiano não deu hipóteses à concorrência e mais uma vez arrebatou a pole, quinta consecutiva e sexta da época. Montoya estava feliz.

Juan Pablo Montoya, piloto da Williams/BMW, assegurou este sábado a quinta pole-position consecutiva, nos treinos de qualificação do Grande Prémio de França, no circuito de Magny-Cours. O colombiano rodou 23 milésimos de segundo mais rápido que Michael Schumacher. O alemão pode conquistar, este domingo, o Campeonato do Mundo.

A qualificação de hoje foi marcada pela ausência de Giancarlo Fisichella. O piloto da Jordan-Honda sofreu um violento acidente nos treinos livres desta manhã, que obrigou a que fosse levado até ao hospital de urgência num helicóptero. Os exames realizados na unidade hospitalar não acusaram, no entanto, ferimentos graves no piloto, mas Fisichella foi aconselhado pelo médico da Fórmula 1 a não participar na qualificação.

Na sessão, Montoya foi mais rápido que todos os outros pilotos. Mais uma vez, o colombiano bateu o pé à Ferrari e assegurou a quinta «pole» consecutiva, sexta da época. «Foi uma grande batalha. Fiz uma última volta muito boa, mas cometi um erro na última curva. A linha de meta estava à minha frente, mas demorei cerca de dez segundos a chegar lá. Eu dizia «vamos lá», mas foi suficiente», afirmou no final da sessão Montoya.

Michael Schumacher, piloto da Ferrari, rodou muito perto do colombiano da Williams, mas não chegou. Ficou a 23 milésimos de segundo. «Perdi a pole na última chicane. Toquei na escapatória e deslizei. Foi uma pena porque deitei fora esse tempo. Depois tivemos outro despique nas chicanes rápidas, onde o carro apenas não engrenou e tive de seguir em frente. Estivemos muito perto, por isso vamos ver o que acontece amanhã».

O brasileiro Rubens Barrichello, piloto da Ferrari, foi remetido para a segunda linha da grelha, ao lado de Kimi Raikkonen, da McLaren/Mercedes. «O carro não estava a trabalhar bem, por isso fizemos várias alterações e funcionou muito bem esta tarde. Senti-me um pouco desapontado porque não consegui completar bem a quarta volta. Esperava fazer no minuto 12, que naquela altura me daria a «pole». Mas o Juan Pablo foi mais rápido, por isso, penso que não conseguiu fazer o 11.8 que ele fez. Ainda assim, sinto-me bem porque não sentia o carro muito bom e fizemos vários progressos», afirmou o brasileiro.

Na terceira fila aparecem Ralf Schumacher, da Williams/BMW, e o britânico David Coulthard, da McLaren/Mercedes. O alemão parte na quinta posição, com diferença de escassos 74 milésimos de segundo para Coulthard.

O Grande Prémio de França irá ter apenas 19 carros em pista, uma vez que além de Fisichella, os dois pilotos da Arrows, Heinz Harald-Frentzen e Enrique Bernoldi foram eliminados por não terem atingido os 107 por cento do tempo de Juan Pablo Montoya. Os graves problemas que a equipa atravessa impediram os pilotos de rodar nos treinos livres de sexta-feira e de cumprirem mais três voltas na qualificação de hoje. O entanto, este impedimento permitiu que a escuderia poupasse uma avultada multa que teria de pagar em caso de falta de comparência.

Mais Lidas

Patrocinados