Lino (Marítimo) em dúvida para o Bessa

19 mar 2001, 17:15

Nelo Vingada prepara o jogo do «tudo ou nada» A equipa de Nelo Vingada prepara o encontro com o Boavista, relativo às meias-finais da Taça de Portugal. O lateral guineense apresenta queixas na zona da virilha e abdómen, aguardando agora pelo veredicto final do departamento clínico do clube.

O Marítimo prosseguiu hoje (segunda-feira) a preparação para o encontro das meias-finais da Taça de Portugal, a realizar na próxima quarta-feira, pelas 18 horas, no Estádio do Bessa, frente ao actual líder da I Liga, o Boavista.  

Lino é a grande dúvida no confronto de «tudo ou nada» para os verde-rubros, que jogam aqui uma possível ida às competições europeias. O lateral guineense queixa-se de uma dor na virilha esquerda e na região do abdómen e vai efectuar ainda hoje uma ecografia para avaliar a gravidade da lesão. O jogador não treina desde ontem (domingo), pelo que será pouco provável a sua utilização frente aos boavisteiros. 

Assim, Nelo Vingada pode manter Mariano a defesa esquerdo, enquanto Albertino, que não jogou frente ao Estrela da Amadora por opção, deverá ocupar a posição de lateral direito. Na Reboleira, o técnico dos madeirenses apostou em Jokanovic para médio esquerdo e é provável que esta opção se mantenha caso Lino não recupere.  

Ainda quanto ao onze a apresentar na quarta-feira, Vingada deve manter a aposta em Ronaldo, embora o seu parceiro possa ser Porfírio e não Sumudica. 

Trabalhar defesa-ataque com bolas Nike 

O Marítimo treinou hoje em Santo António, já com bolas Nike, pois a Federação Portuguesa de Futebol tem um acordo com esta marca de produtos desportivos para utilizar este tipo de bolas nas meias-finais e final da Taça de Portugal.  

Nelo Vingada insistiu no aperfeiçoamento de situações tácticas, quer ao nível defensivo, quer na transposição defesa-ataque. Depois de uma peladinha em meio campo sem balizas, onde o importante era pressionar o adversário e manter a posse de bola, o treinador dos verde-rubros afinou questões tácticas, cruzamentos e situações de bola parada. No final, apurou o capítulo da finalização, com remates à baliza de Gilmar, Nélson e Moura.  

A generalidade da equipa efectuou depois banhos e massagens, enquanto Porfírio, Bakero, Chinguila e Luís Olim, que na última jornada foram utilizados pela equipa B, apenas efectuaram um treino de recuperação.  

Os trabalhos prosseguem amanhã (terça-feira), pelas 10.30 horas, no Estádio dos Barreiros, seguindo a formação maritimista para o Porto ao final da tarde. 

Briguel está OK, Lagorio continua KO 

Quanto ao panorama clínico, para além do já citado Lino, hoje foi dia de novidades. Briguel já trabalhou com os companheiros sem qualquer limitação física, enquanto Zeca efectuou a primeira parte do treino, tomando contacto com a bola. 

Eusébio, após três meses de paragem, surgiu no relvado para efectuar corrida, demonstrando a evolução na sua recuperação. 

De fora continua o argentino Lagorio, que no final de mais uma sessão de tratamento não escondeu o desalento por continuar sem poder dar o seu contributo à equipa.

Patrocinados