Mundial 2018: Ilhas Salomão apuram-se para a final da Oceânia

13 jun 2017, 12:09
Ao vivo

Seleção salomónica vai discutir lugar no «play-off» intercontinental com a Nova Zelândia

As Ilhas Salomão qualificaram-se esta terça-feira para a final da zona oceânica de apuramento para o Mundial 2018, ao vencerem fora a Papua Nova Guiné (1-2).

A formação da casa inaugurou o marcador aos 18 minutos, por Raymond Gunemba. À meia hora ficou reduzida a dez unidades, devido ao cartão vermelho direto mostrado a Felix Kolomong.

Em vantagem numérica, as Ilhas Salomão deram a volta ao resultado ainda na primeira parte. Henry Fa’arodo empatou aos 33 minutos, na conversão de uma grande penalidade. Já nos descontos, Jerry Donga confirmou o triunfo da 180ª seleção da hierarquia mundial da FIFA.

Com a segunda vitória consecutiva sobre a Papua num espaço de cinco dias, as Ilhas Salomão confirmaram a liderança do Grupo B da terceira fase de qualificação. Registaram nove pontos contra seis de Tahiti e três dos papuásios.

Os salomónicos vão agora discutir com a Nova Zelândia o derradeiro encontro da zona oceânica de apuramento. Recorde-se que os «all whites» tinham assegurado a presença na final em março, ao totalizar dez pontos no outro agrupamento.

O duelo vai ser jogado a duas mãos. Quem vencer disputará em novembro um «play-off» intercontinental com o quinto classificado da zona sul-americana.

Patrocinados