Liga espera aumento de casos e esclarece dúvidas sobre adiamentos

11 jan, 13:49
Jamor
Jamor

Organismo diz estar ciente das dificuldades que os clubes vão encarar nos próximos tempos e deixa esclarecimento sobre os regulamentos em vigor, abrindo a porta a possíveis adiamentos de jogos

PUB

A Liga Portugal diz que o aumento de casos positivos de covid-19 é algo que «todos devemos» esperar e algo que irá condicionar o normal funcionamento do futebol profissional.

Numa nota enviada à comunicação social, o organismo responde a questões/dúvidas que possam ser colocadas em casos de potenciais pedidos para adiamentos de jogos, como aconteceu (não só mas também) há uma semana com o Estoril antes de receber o FC Porto.

PUB

A Liga lembra que o que está protocolado é que uma equipa tenha de ir a jogo com um mínimo de 13 jogadores (entre os quais um guarda-redes) disponíveis, mas não descarta possíveis adiamentos noutras circunstâncias, lembrando que, para isso, é preciso que esteja reunido um conjunto de fatores, entre os quais a anuência do adversário, a existência de datas livres no calendário e a disponibilidade do operador televisivo.

O organismo diz estar «ciente das dificuldades» que os clubes vão «encarar nos próximos tempos» e reitera-se disponível para intermediar qualquer situação que surja entre os clubes.

PUB
PUB
PUB

A INFORMAÇÃO DIVULGADA PELA LIGA:

1 - Em que circunstância é possível adiar um jogo da Liga Portugal bwin ou da Liga Portugal SABSEG, face à pandemia de SARS-CoV-2?

- O plantel em causa ter, comprovadamente, menos de 13 jogadores (incluindo um guarda-redes) da lista de inscritos, aptos a jogar. A decisão, nestes casos, será tomada pelo Presidente e um Diretor Executivo da Liga Portugal. Esta alteração está em vigor, após proposta apresentada e votada em Assembleia Geral, a 21 de dezembro de 2021, ao Artigo 46º-A do Regulamento de Competições da Liga Portugal.

2 – É esta a única forma de adiamento?

- É possível, com mais de 13 jogadores disponíveis, um Clube solicitar o adiamento ao adversário, que pode, ou não, aceitar o pedido. Nestas circunstâncias, no que refere a estes adiamentos, a Liga Portugal cumpre o que está regulamentado.

3 – A Liga Portugal aceita o adiamento, em caso de acordo entre Clubes?

- A Liga Portugal, em casos de acordo expresso dos dois clubes para o adiamento, nunca se opôs à situação, desde que garantido o cumprimento das normas aplicáveis em matéria de adiamento, havendo datas livres no calendário e com a anuência do operador televisivo.

PUB
PUB
PUB

4 – Em que circunstâncias pode a Liga Portugal aplicar o Artigo 46º-A?

- A inaptidão dos jogadores de determinada equipa tem de ser atestada até ao início do jogo.

5 – O jogo tem prazos para ser remarcado, em caso de adiamento por surto de SARS-Cov 2?

- Quando o jogo é adiado por uma equipa ter menos do que 13 jogadores (guarda-redes incluído) – ao abrigo do Artigo 46º A - o mesmo deverá ser remarcado para o período compreendido entre o 5.º e o 15.ºdias, contados da cessação da inaptidão generalizada do plantel. Caso nesse período temporal o calendário desportivo de uma das equipas não tenha disponibilidade, o reagendamento é efetuado para a primeira data disponível em termos de calendário. Contudo, o mesmo não pode ser marcado para data posterior ao fim de semana seguinte à data oficial da última jornada dos campeonatos organizados pela Liga Portugal.

6 – Se o jogo tiver sido adiado por comum acordo, como é feito o reagendamento?

- As Sociedades Desportivas têm de apresentar acordo escrito nos serviços da Liga Portugal e o prazo de adiamento deverá cumprir o estabelecido regulamentarmente em termos de prazos de adiamento, com o mesmo a cumprir a tramitação prevista no regulamento das competições. A Liga Portugal, seja em que circunstância for, o acordo para o reagendamento do jogo.

PUB
PUB
PUB

7 – Há mais países ou competições onde o mínimo de jogadores para se jogar seja de 13?

Sim. A Liga Portugal seguiu boas práticas internacionais, quando pensou na alteração regulamentar. Em baixo, algumas referências de organismos e ligas europeias, com o mínimo de jogadores disponíveis para que os jogos aconteçam.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Patrocinados