Centenas protestam em Seul contra descarga de água da central de Fukushima

Agência Lusa , PP
12 ago 2023, 12:27
Central de Fukushima

Governo japonês disse que a descarga de água deve começar ainda este verão, mas não adiantou data. O protesto decorreu, de forma pacífica, sob chuva fraca, nas ruas do centro da cidade

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje em Seul contra o plano japonês de libertar no mar água tratada da central nuclear de Fukushima.

Esta semana decorreram vários protestos na capital da Coreia do Sul, depois de, em julho, a Agência Internacional de Energia Atómica ter aprovado os planos de Tóquio, assegurando que o processo vai cumprir os padrões internacionais em matéria de segurança.

O governo japonês disse que a descarga de água deve começar ainda este verão, mas não adiantou qualquer data.

O protesto decorreu, de forma pacífica, sob chuva fraca, nas ruas do centro da cidade.

Os manifestantes exibiram cartazes, onde era possível ler palavras de ordem como: “Nenhum material radioativo é seguro para o mar”.

A Coreia do Sul tem realizado vários testes para demonstrar às pessoas que não há risco de contaminação ambiental ou de alimentos devido às descargas.

Na sexta-feira, o Ministério dos Oceanos e das Pescas da Coreia do Sul assegurou que nenhum dos testes gerou, até ao momento, preocupações.

A segurança das águas residuais de Fukushima tem sido uma ‘questão delicada’ entre os dois países.

A Coreia do Sul e o Japão têm trabalhado para reparar as suas relações e abordar temáticas como a ameaça nuclear norte-coreana e a política externa da China.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados